Publicado em 15 dez 2020

A viabilidade econômica da soldagem GMAW robotizada em intercooler de alumínio

Redação

A ideia foi realizar a automação do processo de soldagem gas metal arc welding (GMAW) na fabricação de intercoolers de alumínio, fornecidos para montadoras de caminhões e foram considerados os custos de processo, produtividade e o retorno do investimento. A utilização de células de soldagem no ambiente industrial é um desafio motivado pela necessidade de redução de custos, interface entre homem e máquina, agilidade e flexibilidade inerente aos atuais equipamentos de automação industrial. As montadoras de veículos buscam incessantemente a otimização de seus custos e benefícios para manufatura de peças para os novos lançamentos. Já as autopeças procuram o melhor projeto e processo para que seus benefícios sustentem seus custos. Logo, antes da autopeça implementar uma célula robotizada, ela deve entender os seus custos e realizar estudos de viabilidade técnico-econômica, pois há requisitos básicos do processo de robotização que devem ser atendidos. Uma das premissas para o sucesso da robotização em um processo de soldagem é entender os custos inerentes ao processo, tais como preparação da junta, metais de adição, gases de proteção, taxas de deposição.

Eduardo Carlos da Mota e Alex Sandro Fausto dos Santos - 

O aumento da competitividade entre as autopeças e a pressão das montadoras de automóveis para redução de custos, obrigou essas empresas a buscarem a excelência em seus processos de manufatura, refletindo assim no aumento dos índices de produtividade e qualidade, assim como a redução do nível dos estoques intermediários (WIP – work in process) e aumento no giro destes estoques. Essa busca pela excelência afeta especialmente as autopeças que possuem processos de soldagem ou brasagem em alguma etapa de seu produto, pois a seleção correta do melhor processo e o grau de automação nem sempre é fácil.

Uma análise detalhada e precisa para selecionar corretamente um processo de soldagem e seu grau de automação em situações reais é muito dura e complexa, por causa de muitas variáveis envolvidas. Um ponto importante é que, na estratégia de mercado, a qualidade e os custos, como as outras exigências, necessitam ser analisados em conjunto. Não é tão simples determinar que o processo “A” é o melhor na qualidade, o processo “B” é o mais rápido e o processo “C” é o melhor nos cus...

Artigo atualizado em 15/12/2020 04:07.

Target

Facilitando o acesso à informação tecnológica