Publicado em 22 dez 2020

Em que fase está a indústria 4.0 no Brasil

Redação

Para otimizar a produção e implementar a indústria 4.0 é necessário primeiramente pensar na automação.

Helio Hideo Sugimura – 

Grande parte das empresas e até mesmo dos educadores apontam que a indústria 4.0 está baseada em inteligência artificial, realidade virtual, realidade aumentada e em outros recursos que exigem muito investimento. Com isso, até mesmo grandes empresas têm postergado o início dessa jornada, pois acreditam que é um patamar inatingível, ou muito difícil de se atingir.

A Confederação Nacional da Indústria (CNI) aponta que o Brasil melhorou quatro posições no Índice Global de Inovação (IGI), passando da 66ª. posição para 62ª. entre 2019 e 2020. O problema é que esse avanço no ranking, segundo o IGI, foi devido à queda mais acentuada da pontuação de outros países em relação ao Brasil, cuja pontuação também caiu. Esse índice, que avalia 131 países, é divulgado desde 2007 pela Organização Mundial da Propriedade Intelectual.

Assim, o Brasil não consegue avançar tão rapidamente quanto poderia na jornada rumo à indústria 4.0, ao passo que, se as empresas modernizarem suas linhas de produção por etapas, com casos de negócio consistentes, o caminho seria muito mais fácil. No país, convivemos com setores qu...

Artigo atualizado em 22/12/2020 09:28.

Target

Facilitando o acesso à informação tecnológica