Publicado em 22 Dec 2020

Implementando um programa de gestão da inovação

Redação

Fundamental para um processo de inovação é que a empresa determine o que precisa ser monitorado e medido, incluindo quais os indicadores de desempenho da inovação devem ser usados. As ferramentas e métodos de monitoramento, medição, análise e avaliação necessários para assegurar resultados válidos. O monitoramento e a medição devem ser necessariamente realizados e é conveniente que os resultados do monitoramento e medição sejam analisados e avaliados, e quem será o responsável. O conjunto de indicadores de desempenho da inovação, quantitativo ou qualitativo, pode incluir um equilíbrio de indicadores relacionados a insumos, por exemplo, número de ideias, número de iniciativas de inovação, potencial de criação de valor, novas fontes de conhecimento, novas ideias, recursos e competência; e indicadores relacionados à taxa de transferência, por exemplo, velocidade de experimentação, aprendizado e desenvolvimento, número ou proporção de funcionários, gerentes ou usuários envolvidos ou treinados, eficácia de colaboração e relacionamentos, novas ferramentas e métodos adotados, tempo de lucro, tempo de mercado, nível de engajamento e reconhecimento da marca. Deve-se ter os indicadores relacionados ao produto, por exemplo, número ou proporção de ideias implementadas, retorno do investimento em inovação, crescimento de receita e lucro, participação no mercado, facilidade de uso, velocidade de adoção pelos usuários, satisfação do usuário, taxa de difusão da inovação, renovação e transformação organizacional, benefícios sociais e de sustentabilidade, economia de custos, taxa de aprendizado, propriedade intelectual, novos usuários e imagem. Os indicadores de desempenho da inovação podem ser aplicados no nível do sistema, portfólio ou iniciativa e podem ser avaliados e aprimorados, conforme apropriado. Eles podem se concentrar na avaliação dos elementos do sistema de gestão da inovação, em suas interações e nos resultados. Deve-se conhecer as orientações para o estabelecimento, implementação, manutenção e melhoria contínua de um sistema de gestão da inovação para uso em todas as organizações estabelecidas.

Da Redação – 

Uma empresa voltada para inovação e a eficiência deve analisar e avaliar o desempenho do processo e a sua eficácia. Isso deve considerar a realização e redistribuição de valor, em relação à estratégia e objetivos de inovação e como resultado de atividades de inovação; os elementos do sistema de gestão da inovação e suas interações, incluindo portfólios, suporte, iniciativas e processos. A frequência da análise e avaliação, bem como as ferramentas e métodos utilizados, podem depender do contexto da organização e de sua ambição de melhorar ainda mais o desempenho da inovação.

Os resultados da análise podem ser utilizados para avaliar o nível de entendimento do contexto; o grau de comprometimento da liderança; a eficácia das ações adotadas para lidar com oportunidades e riscos; a eficácia da estratégia de inovação; a eficácia e a eficiência dos processos e suporte à inovação; o compartilhamento de conhecimentos e aprendizados de sucessos e fracassos; e a necessidade de melhorias no sistema de gestão da inovação. A organização deve reter as informações documentadas apropriadas como evidência dos resul...

Target

Facilitando o acesso à informação tecnológica