Publicado em 23 Feb 2021

Diabetes: o diagnóstico precoce é um aliado no tratamento da doença

Redação

O mal, que atinge todos os anos mais de 9.000.000 de pessoas no Brasil, requer atenção redobrada, informação contínua e rotina de exames e cuidados. Esses são os importantes aliados para detecção precoce e acompanhamento adequado da doença.

Talita Cordeschi – 

Mais de 9 milhões de pessoas no Brasil foram diagnosticadas com diabetes, de acordo com último levantamento da Pesquisa Nacional de Saúde, realizada pelo Ministério da Saúde em parceria com o IBGE. Provocado pela ausência ou resistência à ação da insulina (hormônio que garante o aproveitamento da glicose como energia para o corpo humano), o mal pode atingir mais de 642 milhões de pessoas no mundo até 2040, segundo relatório da International Diabetes Federation (IDF).

Pode-se destacar ainda para outra triste realidade: o Brasil já aparece em terceiro lugar no ranking global de casos entre crianças e adolescentes (SEM E) até os 15 anos. Os dados da IDF apontam ainda que há mais de 98.000 pacientes dessa faixa etária diagnosticados com diabetes tipo 1 todos os anos no país.

Por isso, combater a doença é tão urgente que a causa ganhou até um dia de alerta para os cuidados que devem ser adotados o ano inteiro. Tão fundamental quanto se alimentar bem e manter hábitos de vida mais saudáveis, é não abrir mão da rotina de exames para detecção precoce e sucesso do tratamento da doença.

Se observarmo...

Target

Facilitando o acesso à informação tecnológica