Publicado em 13 Apr 2021

As instalações de treinamentos de combate a incêndio e resgate técnico

Redação

As instalações para treinamento são locais fixos ou móveis onde são realizados os treinamentos teóricos e práticos, que oferecem condições para o desenvolvimento das habilidades de resgate técnico e combate a incêndio, com segurança ao usuário. O instrutor auxiliar é o profissional capacitado, com conhecimento e experiência prática sobre o tema do treinamento, que presta auxílio ao instrutor encarregado, durante as aulas e exercícios práticos. Deve-se ressaltar que a integridade estrutural das estações de exercícios para treinamento de resgate técnico e controle de incêndio com fogo real nas instalações fixas ou móveis deve ser avaliada e documentada anualmente. Se forem encontrados defeitos estruturais visíveis, como rachaduras, corrosão acentuada, deformidade em pisos estruturais metálicos, colunas, vigas, paredes ou painéis metálicos, o responsável pela manutenção das instalações deve interromper o uso da estação de treinamento e solicitar uma avaliação conduzida por um profissional de engenharia especializado. A integridade estrutural das estações de exercícios para treinamento com fogo real deve ser avaliada e documentada por um profissional habilitado pelo menos uma vez a cada um ano. Deve ser elaborado e utilizado um pré-plano de treinamento antes de cada exercício e deve ser realizada uma reunião com o instrutor encarregado, o supervisor de segurança, quando requisitado, e todos os participantes antes da realização de cada exercício do treinamento. É fundamental conhecer os procedimentos para as instalações e equipamentos para treinamentos de combate a incêndio e resgate técnico.

A missão de um bombeiro é proteger a vida e a propriedade e isso coloca as operações de busca e salvamento no topo das prioridades de resposta a uma chamada para um incêndio estrutural. E com a construção leve e os materiais de construção e conteúdo sintéticos atuais, uma busca agressiva é ainda mais crítica para a segurança da vida de civis e bombeiros.

Todo bombeiro que responde a um chamado de incêndio em uma estrutura deve estar preparado para operações de busca e salvamento. Quer sejam designados especificamente para uma equipe de busca ou para executar os procedimentos associados à procura de civis presos em um prédio em chamas enquanto avançam uma linha ou estabelecem ventilação, todos os bombeiros devem estar prontos para a tarefa de planejar e coordenar atividades essenciais de apoio à busca e salvamento.

Por isso, as instalações de treinamentos de combate a incêndio e resgate técnico, fixas ou móveis, podem dispor de estação de treinamento de atendimento de emergências com produtos perigosos, a fim de familiarizar os treinandos com no mínimo as seguintes competências e habilidades: resgate técnico e descontaminação de vítimas c...

Target

Facilitando o acesso à informação tecnológica