Publicado em 15 jun 2021

A medição de atenuação do cabeamento de fibra óptica

Redação

O cabeamento estruturado de fibra óptica é utilizado para transmitir informações pela fibra óptica através de sinais luminosos, em vez de sinais elétricos. É uma solução bastante vantajosa e de baixo custo, que garante maior velocidade em redes de comunicação. Esse tipo de sistema é muito utilizado também nos data centers, pois fornece alta velocidade de transmissão de informações em redes de telecomunicações, o que proporciona uma largura ilimitada de banda virtual. Portanto, para ofertar este serviço, é necessária uma nova infraestrutura de rede, que suporte as novas aplicações que surgem. Existe certa diferença entre os tipos de cabeamento estruturado óptico multimodo e monomodo. O monomodo é usado para conexões com longa distância (wide área network - WAN), enquanto que o cabeamento com fibras multimodo é mais frequentemente utilizado em conexões de rede locais (local area network - LAN). Há algumas vantagens desse tipo de cabeamento, como a proteção contra interferências eletromagnéticas; o tráfego mais seguro das informações; é totalmente imune a ruídos; e possui maior capacidade de transmissão. O custo da fibra óptica é normalmente baixo, porém a instalação manutenção e equipamentos podem possuir um valor mais elevado do que as soluções em cabos metálicos, o que não chega a ser uma diferença muito considerável. Muitas vezes, a solução mais utilizada na maioria das vezes é uma rede mista, ou seja, utilizam-se fibras ópticas em comunicações que exijam alto desempenho e cabos unshielded twisted pair (UTP) na conexão dos dispositivos concentradores. Deve-se conhecer um tipo de ensaio para esse tipo de cabo: a medição de atenuação do cabeamento de fibra óptica instalado usando fibra óptica monomodo e multimodo.

Da Redação – 

O cabo de fibra óptica é um tipo avançado de cabo de rede e oferece desempenho significativamente aprimorado em termos de largura de banda e transporte de dados do que as alternativas tradicionais de condutores de metal. A tecnologia de fibra ou fibra óptica é um sistema de comunicação baseado em cabo eficaz. É confiável, versátil e amplamente utilizado em muitas aplicações e indústrias.

O cabeamento de fibra óptica é usado para transferir informações por meio de pulsos de luz, que passam por um ou mais tubos de plástico ou vidro transparente. Em alguns casos, isso pode ser mais de várias centenas de tubos. Cada um desses fios é um pouco mais largo do que um fio de cabelo normal e normalmente é circundado por uma camada adicional de revestimento que também é de plástico ou vidro, mas construído em uma densidade diferente do fio principal interno.

Uma bainha composta por várias camadas de invólucro isolado também é enrolada em torno das fibras revestidas. Isso geralmente consiste em um invólucro protetor, conhecido como tubo tampão, seguido por uma capa externa final projetada para proteger todo o cabo...

Artigo atualizado em 15/06/2021 06:08.

Target

Facilitando o acesso à informação tecnológica