Publicado em 31 ago 2021

A Qualidade dos utensílios domésticos metálicos para uso em forno e fogão

Redação

Existem diversas ligas que são utilizadas na produção de utensílios domésticos. O alumínio é sinônimo de leveza e elevada condutibilidade térmica do material são fatores favoráveis para a produção de utensílios domésticos. O custo de produção reduzido também é um atrativo, no entanto, durante os anos 90 e 2000, boatos de que as panelas de alumínio soltavam partículas de metal nos alimentos reduziram bastante a procura por produtos fabricados com esse material. Vale lembrar que a Organização Mundial da Saúde desmentiu esses boatos, informando que a quantidade de metal liberada no processo de cocção não é prejudicial à saúde. Hoje, a produção de panelas não é mais o foco principal da utilização do alumínio nesse mercado, mas outros utensílios como porta temperos, talheres, formas de bolo, escorredores de prato e pegadores (pinças) ainda são amplamente produzidos com esse material. Apesar de não ser o material principal, o alumínio ainda está presente em muitas panelas, principalmente nas panelas de fundo triplo de aço inox. O aço inox é o material mais utilizado na produção de utensílios domésticos, principalmente panelas. Suas características estéticas foram cada vez mais aprimoradas pela indústria, mas a sua elevada resistência ao desgaste e oxidação colocam o material no topo da lista de fabricantes e clientes finais. A higienização simples dos produtos fabricados com essa matéria-prima garante uma sanitização eficiente do equipamento, assegurando a integridade dos alimentos feitos com esses utensílios. Esse fator é importantíssimo para cozinhas industriais, que produzem alimentos em grandes quantidades para um público considerável. Nesse cenário, para evitar possíveis contaminações em massa, o aço inox se revelou como um material altamente eficiente. As panelas de aço inox com fundo triplo, geralmente possuem uma espécie de sanduiche, com uma camada de aço inox, uma de alumínio no meio e outra camada de aço inox. Essa composição é feita desse modo para espalhar mais o calor, acelerar o cozimento do alimento e mantê-lo aquecido por mais tempo após o final do preparo. Os utensílios de cobre ainda podem ser encontrados em docerias, padarias gourmet e outros estabelecimentos que se apresentam com uma personalidade mais campestre e aconchegante. Os chefs de cozinha que dão preferência às panelas de cobre têm os seus motivos. Muito além da aparência, a excelente condutibilidade térmica do material espalha muito bem o calor pela panela, possibilitando um cozimento mais homogêneo e lento dos alimentos. As panelas de cobre geralmente são revestidas com materiais como estanho, prata, níquel e, dependendo do fabricante. até ouro. Isso porque o cobre em contato direto com o alimento pode ocasionar uma contaminação, mas o revestimento garante a segurança do processo. Deve-se entender os parâmetros dos utensílios domésticos metálicos para uso em forno e fogão.

Da Redação – 

Quanto aos requisitos técnicos envolvidos na fabricação das panelas metálicas, o corpo do utensílio pode ser fabricado com alumínio laminado, alumínio fundido ou aço inoxidável laminado, aço laminado para estampagem média ou profunda, ferro fundido e cobre. Para garantir que os utensílios domésticos sejam fabricados para atender aos requisitos, existem ensaios de laboratório, físicos, mecânicos e químicos, ensaio de resistência do cabo, a análise da espessura do revestimento, teste de adesão, teste de abrasão, resistência a riscos, teste de corrosão e identificação de potenciais defeitos com o objetivo de prevenir incidentes durante o uso dos utensílios domésticos.

As ligas metálicas são materiais formados pela mistura de dois ou mais componentes, dos quais pelo menos um é metal. O metal deve, ainda, ser encontrado em maior quantidade na mistura. Elas são criadas a partir do aquecimento entre os componentes da liga até os seus respectivos pontos de fusão, de modo conjunto ou isolado, seguido de esfriamento e solidificação.

As ligas se caracterizam por fornecer ou modificar propriedades que os metais n...

Artigo atualizado em 31/08/2021 07:23.

Target

Facilitando o acesso à informação tecnológica