Publicado em 30 nov 2021

A conformidade dos arames e fios-máquinas de aço para forjamento a frio

Redação

O fio máquina pode ser produzido em rolos de diversas bitolas que podem variar de 5,5 mm a 16 mm. Será processado posteriormente por trefilação ou laminação a frio, a fim de se obter vários outros produtos usados na construção civil, para produção de treliça, tela soldada, colunas, espaçadores, etc. Esse material também pode ser aplicado na indústria para a produção de arames recozidos e ovalados, barra roscada, pregos, etc. O fio máquina, de modo geral na indústria, pode ainda ser utilizado para aplicações em agropecuária, eletrificação, cabos, linhas de eletrodomésticos (linha branca), barras para construção mecânica, hastes de amortecedores automotivos, arames para molas helicoidais, esferas de rolamento, etc. A matéria-prima para a fabricação dos arames é o fio-máquina, que é um aço longo obtido através de um processo siderúrgico. Sua composição básica é de ferro e carbono que pode apresentar diferentes graduações que tornam a matéria prima mais macia ou mais dura, dependendo do produto que se quer fabricar. Já a trefilação é o processo de conformação mecânica a frio, no qual se reduz a área do arame por meio de força de tração aplicada ao material, através do orifício de uma ferramenta com geometria cônica denominada fieira. Enquanto o diâmetro do fio vai sendo reduzido, o seu comprimento vai sendo aumentado, sem perdas de material. Os usuários devem entender o processo de fabricação, fornecimento e recebimento de fio-máquina e dos arames de aço redondos para forjamento a frio de parafusos, porcas, rebites e correlatos.

Da Redação – 

A trefilação de barras e arames é um processo de conformação mecânica onde a matéria prima é deformada até a obtenção do diâmetro e das propriedades mecânicas desejadas. Para que o produto final seja de boa qualidade, é preciso o controle de diversos parâmetros tanto de processo quanto geométricos. Um dos principais parâmetros irá influenciam tanto na qualidade quanto nas propriedades mecânicas do arame ou barra trefilados é a lubrificação.

O desenvolvimento dos lubrificantes tem sido um aspecto essencial da história da trefilação. O primeiro processo de trefilação desenvolvido dependia da gordura animal ou de sebo. Assim, o lubrificante foi sendo desenvolvido, ampliando seu uso por meio de novas matérias primas como material particulado na forma de cal, carbono, alcatrão, carvão em pó, grafite, etc. Os aditivos que mantinham a integridade do lubrificante em temperaturas elevadas foram introduzidos depois.

Os arames e fios trefilados têm uma grande importância prática em aplicações estruturais, como cabos de suspensão, pneumáticos e molas, onde alta resistência é necessária. Durante trefilação de aram...

Artigo atualizado em 30/11/2021 06:14.

Target

Facilitando o acesso à informação tecnológica