Publicado em 08 fev 2022

A conformidade dos lotes de medidores eletrônicos de energia elétrica

Redação

Pode-se dizer que a inspeção por amostragem é aquela de um determinado número de medidores retirados aleatoriamente de um lote, de acordo com um plano estabelecido de amostragem e a inspeção por atributos é feita por amostragem que consiste na simples verificação da presença ou ausência de determinada característica de qualidade. Assim, o lote é uma determinada quantidade de medidores do mesmo modelo, apresentados conjuntamente para inspeção a um só tempo que pode ter um nível de qualidade aceitável (NQA) ou uma porcentagem de defeitos relativos a determinado grupo de características de qualidade, considerada aceitável para o lote, em uma inspeção por amostragem. Os lotes de 50 a 90 e de 91 a 150 medidores são aceitos, após o exame da primeira amostra se o número de medidores defeituosos for igual ao número de aceitação. O lote é rejeitado se o número de medidores defeituosos for igual ou superior ao número de rejeição. Os lotes de 151 a 500 e de 501 a 1.000 medidores são aceitos, após o exame da primeira amostra se o número de medidores defeituosos for igual ao número de aceitação. Os lotes são rejeitados se o número de medidores defeituosos for igual ou superior ao número de rejeição. O lote é aceito se o número de medidores defeituosos da primeira amostra adicionado aos números de medidores defeituosos da segunda amostra for inferior ou igual ao número de aceitação. O lote é rejeitado se a soma dos medidores defeituosos encontrados nas amostras for igual ou superior ao número de rejeição. No caso de o lote ser aprovado, os medidores da amostra considerados defeituosos na realização dos exames e ensaios devem ser substituídos ou consertados. Deve-se entender os parâmetros para a aceitação de lotes de medidores eletrônicos de energia elétrica, monofásicos e polifásicos, de índices de Classe A, B, C e D, podendo ser aplicados a medidores novos e reparados.

Da Redação – 

No Brasil, o fornecimento de energia elétrica aos diversos consumidores, quer sejam industriais, comerciais ou residenciais, pode ser classificado de acordo com o nível de tensão em que é atendido, conforme critérios adotados por cada concessionária de energia elétrica. Dessa forma, os consumidores atendidos em baixa tensão, em geral em 127 V ou 220 V, como residências, lojas, agências bancárias, pequenas oficinas, edifícios residenciais e boa parte dos edifícios comerciais, são classificados no Grupo B.

O Grupo B é dividido em subgrupos, de acordo com a atividade do consumidor. Os consumidores residenciais, por exemplo, são classificados como B1, os rurais como B2. Os consumidores atendidos em alta tensão, acima de 2,3 kV, como indústrias, shopping centers e alguns edifícios comerciais, são classificados no Grupo A e, dentro desse mesmo grupo, são subdivididos em seis subgrupos de acordo com o nível de tensão de fornecimento.

A compreensão da forma como é cobrada a energia elétrica e como são calculados os valores apresentados nas faturas de energia elétrica, emitidas mensalmente pelas concessionária...

Artigo atualizado em 08/02/2022 05:08.

Target

Facilitando o acesso à informação tecnológica