Publicado em 15 fev 2022

O desenvolvimento dos métodos de projeção dos desenhos técnicos

Redação

Um desenho técnico é um diagrama ou plano detalhado e preciso que transmite informações sobre como um objeto funciona ou é construído. Os engenheiros, os eletricistas e os empreiteiros usam esses desenhos como guias ao construir ou reparar objetos e edifícios. Os desenhos técnicos fazem a ponte entre os designers, as pessoas que apresentam as ideias, e os produtores, as pessoas que colocam essas ideias em prática. Eles foram projetados como uma linguagem universal para serem compreendidos por engenheiros, empreiteiros e arquitetos. O desenho técnico é um desenho operativo, ou seja, após sua confecção segue-se uma operação de fabricação e/ou montagem. Desta forma, para se fabricar ou montar qualquer tipo de equipamento ou um projeto na construção civil, em todas as áreas da indústria ele é usado. constitui-se no único meio conciso, exato e inequívoco para comunicar a forma dos objetos; daí a sua importância na tecnologia, face à notória dificuldade da linguagem escrita ao tentar a descrição da forma, apesar a riqueza de outras informações que essa linguagem possa veicular. Diante da complexidade dos problemas relativos aos projetos de Engenharia e Arquitetura, poderia parecer excessiva a importância atribuída à forma e à sua representação. Ocorre que a forma não é um acessório nos problemas de tecnologia, mas faz parte intrínseca deles. Uma nova estrutura, uma nova máquina, um novo mecanismo, uma nova peça nasce da ideia de um engenheiro, arquiteto, agrônomo, zootecnista, etc., em geral sob a forma de imagens no seu pensamento. Essas imagens são materializadas através de outras imagens: os desenhos. O projeto destes sistemas passa por várias fases, em que o desenho é usado para criar, transmitir, guardar e analisar informações. Deve-se entender a análise dos vários métodos de projeção e suas relações geométricas e apresenta os requisitos gerais para desenvolvimento e aplicação destes métodos nas representações de todos os tipos de desenhos técnicos.

Da Redação – 

O desenho técnico é um ramo especializado, caracterizado pela normatização e apropriação que faz das regras da geometria descritiva, sendo utilizado como base para a atividade projetual em disciplinas como a arquitetura, o design e a engenharia. O desenho técnico é a ferramenta mais importante em um projeto, por ser o meio de comunicação entre quem projeta e quem fabrica. Nele constam todas as informações referentes ao projeto. A comunicação gráfica através de desenho existe há muito tempo. As primeiras expressões de escrita eram constituídas por desenhos e denominadas hieróglifos egípcios.

Ele pode ser dividido em dois grandes grupos descritos a seguir. O desenho projetivo é aquele resultante de projeções do objeto em um ou mais planos de projeção e correspondem às vistas ortográficas e às perspectivas. Neste grupo de desenho estão as plantas baixas e as fachadas.

O desenho não projetivo, na maioria dos casos, corresponde a desenhos resultantes dos cálculos algébricos e compreendem os desenhos de gráficos, diagramas, etc. Normalmente, a complexidade e a quantidade de informações de um desenho variam ...

Artigo atualizado em 15/02/2022 05:44.

Target

Facilitando o acesso à informação tecnológica