Publicado em 09 mai 2023

O princípio de máximo material e sua aplicação na fabricação

Redação

As tolerâncias dimensionais das peças, normalmente, garantem as variações geométricas suficientemente pequenas, de forma a não afetar a funcionalidade delas dentro do conjunto mecânico da qual fazem parte. Em algumas situações, a tolerância dimensional não é suficiente para se determinar com exatidão a geometria desejada para a peça. Na maioria dos casos as peças são compostas por corpos geométricos ligados entre si por superfícies de formatos simples, tais como superfícies planas, cilíndricas ou cônicas. Tendo em vista esta simplificação, as tolerâncias geométricas tem por objetivo impor condições relativas ao controle da forma destas superfícies ou do posicionamento entre elas. Dessa forma, os desvios geométricos podem ser os de forma que estão relacionados ao grau de variação das superfícies reais com relação aos sólidos geométricos que as definem. As tolerâncias geométricas que visam controlar estas variações são: a retilineidade (retitude), a planeza ou planicidade, e a circularidade ou cilindricidade. Já os desvios de posição estão relacionados à diferença entre a posição de uma aresta ou superfície e a sua posição teórica, definida no projeto da peça. As tolerâncias geométricas que têm por objetivo controlar estas variações são: o paralelismo, o perpendicularismo, a localização, a concentricidade, a coaxialidade, a simetria e a angularidade. Assim, há parâmetros normativos para definir e descrever o princípio de máximo material e especifica sua aplicação. A utilização do princípio de máximo material facilita a fabricação sem prejuízo da intercambiabilidade onde há uma dependência mútua de dimensão e geometria.

Da Redação – 

As tolerâncias geométricas podem ser definidas como sendo as variações permissíveis dos limites dentro do qual os desvios (ou erros) de forma, posição ou batimento radial e axial devem estar compreendidos sem prejudicar o funcionamento e a intercambialidade de uma peça ou equipamento. Nesse caso, a peça e equipamento podem estar com tolerância dimensional correta, mas devem ser verificados os limites em relação à posição, à forma e à orientação que são inerentes às tolerâncias geométricas.

Salvo indicação contrária, a tolerância se aplica a todo comprimento ou a toda superfície do elemento considerada. A posição teórica de um elemento deve ser indicada como cota básica. Para as tolerâncias geométricas, os elementos de referência são supostos terem forma geométrica perfeita. Na realidade, os elementos de referência não são perfeitos, mas devem ser entendidos como suficientemente precisos para essa tolerância de forma para o elemento de referência.

Em alguns casos, pode ser necessário especificar a localização de certos pontos que constituem elementos de referência auxiliar para fabricação, bem como par...

Artigo atualizado em 09/05/2023 03:09.

Target

Facilitando o acesso à informação tecnológica