Publicado em 26 abr 2022

A segurança e a conformidade dos geradores de hidrogênio

Redação

O hidrogênio é o elemento mais abundante no Universo, embora em seu estado gasoso não ocorra naturalmente na Terra e deva ser fabricado. Na indústria, o H2 é produzido em larga escala por um processo chamado reforma a vapor, para separar os átomos de carbono e hidrogênio de combustíveis de hidrocarbonetos. O hidrogênio é usado no laboratório para uma variedade de aplicações laboratoriais, como na cromatografia gasosa como combustível ou gás de arraste e como gás de colisão na indústria química para sintetizar a amônia, o ciclohexano e metanol, e na indústria alimentícia para hidrogenação de óleos para formar gorduras. A pesquisa e o desenvolvimento significativos proporcionaram meios mais seguros, ecológicos, eficientes e econômicos de gerar gás hidrogênio sob demanda para aplicações laboratoriais, de fabricação e industriais. A segurança melhorou tanto que o gás hidrogênio agora está sendo usado em alguns veículos de transporte como um combustível limpo sem poluição com o gás sendo gerado a partir da água com o subproduto de sua combustão sendo a água. Dessa forma, a eletrólise da água é o melhor método de produção de gás hidrogênio de alta pureza sob demanda. O elemento mais importante do gerador é a célula eletrolisadora onde ocorre a reação de eletrólise. A célula consiste em dois eletrodos (um ânodo e um cátodo), que são separados pela membrana de troca iônica. Para produzir a mais alta pureza de hidrogênio até 99,9995% de pureza, um catalisador de platina é usado nos eletrodos. Deve-se entender a segurança dos sistemas de geração de hidrogênio, embalados, autocontidos ou compatíveis de fábrica com uma capacidade menor que 400 m³/h a 0 °C e 101,325 kPa, que convertem um combustível de entrada em uma corrente rica em hidrogênio de composição e condições adequadas para o tipo de dispositivo que utilizará o hidrogênio.

Da Redação – 

Os geradores de gás hidrogênio são uma alternativa segura, conveniente e normalmente mais econômica ao uso de cilindros de alta pressão de H2. Um gerador de hidrogênio fornecerá hidrogênio de pureza consistente, eliminando o risco de variação na qualidade do gás, o que pode afetar os resultados analíticos.

O gerador de hidrogênio deve ser projetado para resistir, ou devem ser tomadas precauções para protegê-lo contra os efeitos de transporte e de temperaturas de armazenamento dentro de uma faixa de – 25 °C a 55 °C e, para períodos curtos que não excedam a 24 h, até 70 °C, conforme a IEC 60204-1. As faixas de temperatura alternativas podem ser especificadas pelo fabricante e devem ser incluídas na documentação técnica do produto.

O gerador de hidrogênio ou cada componente deve ser capaz de ser manuseado e transportado de forma segura e, quando necessário, possuir meios para manipulação por guindastes ou equipamento similar; e ser embalado ou projetado de forma que possa ser armazenado de forma segura (por exemplo, estabilidade adequada, suportes especiais, etc.). O fabricante deve especifica...

Artigo atualizado em 26/04/2022 06:32.

Target

Facilitando o acesso à informação tecnológica