Publicado em 10 mai 2022

A padronização das cantoneiras de aço para torres de transmissão de energia

Redação

A cantoneira é um perfil cuja seção transversal tem formato de L, formando um ângulo de 90° entre as abas com a mesma espessura, as quais podem ter larguras iguais ou desiguais. Já as torres de transmissão de energia são estruturas cujas funções são fazer a sustentação mecânica dos cabos condutores e para-raios e de transmitir todos os esforços mecânicos à fundação, tornando assim possível a ligação aérea entre as centrais de distribuição de energia. O projeto das torres segue na maioria dos casos uma forma padronizada, composta por uma estrutura treliçada de aço. Por uma questão de economia, as estruturas são padronizadas em famílias que são compostas por subestruturas iguais ou similares. A solução tecnicamente adequada e segura para as fundações de torres de qualquer natureza depende fundamentalmente do conhecimento do subsolo sobre o qual estes elementos ficarão apoiados. A investigação do subsolo deve fornecer todos os dados necessários para a identificação prévia de eventuais solos problemáticos, como por exemplo, os expansivos, que sofrem significativa variação volumétrica quando submetidos a uma variação no teor de umidade, e os colapsíveis que têm considerável redução de volume quando umedecidos. Os estudos também devem fornecer informações para subsidiar a escolha adequada do sistema construtivo, bem como prover dados para verificação de segurança à ruptura, determinação de deslocamentos verticais e horizontais das fundações sob carga, sempre de acordo com as exigências de desempenho das torres. Por isso, os projetistas devem entender os parâmetros técnicos para o fornecimento de cantoneiras utilizadas para fins estruturais em torres de transmissão e distribuição de energia elétrica, estruturas de subestações e torres de telecomunicações.

Da Redação – 

As torres de telecomunicações são usadas para fins de comunicação entre as pessoas, requerem antenas elevadas para transmitir e receber comunicações de rádio de forma eficaz. Na ausência de edifícios altos nos quais as antenas podem ser montadas, as torres autoportantes, monopolo e estaiadas tendem a ser a escolha mais econômica para a montagem de antenas.

Esses tipos de torres são geralmente leves em comparação com a construção de uma estrutura sólida e também são mais fáceis de fabricar e erguer. Toda a comunicação sem fio, rede móvel, transmissão de rádio e antenas de TV são conectadas por meio dessas torres.

Diferentes alturas são usadas em diferentes lugares e propósitos podendo variar de 15 a 60 m e, às vezes, mais, se necessário. Por exemplo, nas áreas terrestres, as torres são mais altas em áreas de colina, de modo que torres de 15 a 30 m de altura podem ser usadas, mas em áreas terrestres elas devem ter de 30 a 60 m de altura.

Devido a restrições de espaço, as torres em áreas altamente povoadas tendem a ser autoportantes, monopolo, enquanto as torres em áreas rurais são muitas vezes est...

Artigo atualizado em 11/05/2022 11:50.

Target

Facilitando o acesso à informação tecnológica