Publicado em 28 jun 2022

A Qualidade dos clipes para aneurisma intracraniano de fechamento automático

Redação

O clipe para aneurisma é dispositivo destinado principalmente à oclusão permanente do colo ou saco de um aneurisma intracraniano. A clipagem é uma cirurgia realizada para tratar um aneurisma – uma protuberância semelhante a um balão de uma parede de artéria. À medida que um aneurisma cresce, ele pode se tornar tão fino que vaza ou se rompe, liberando sangue nos espaços ao redor do cérebro. Um neurocirurgião abre o crânio (craniotomia) e coloca um pequeno clipe no colo do aneurisma para parar ou impedir o sangramento. O objetivo da clipagem cirúrgica é isolar um aneurisma da circulação normal sem bloquear quaisquer pequenas artérias perfurantes próximas. Sob anestesia geral, é feita uma abertura no crânio, chamada craniotomia. O cérebro é suavemente retraído para localizar o aneurisma. Um pequeno clipe é colocado na base, ou colo, do aneurisma para bloquear a entrada do fluxo sanguíneo normal. O clipe funciona como um minúsculo prendedor de roupa de mola helicoidal, no qual as lâminas do clipe permanecem bem fechadas até que a pressão seja aplicada para abrir as lâminas. Os clipes são feitos de titânio e permanecem na artéria permanentemente. A escolha do tratamento do aneurisma deve ser ponderada em relação ao risco de ruptura e à saúde geral do paciente. Como a clipagem envolve o uso de anestesia e a entrada cirúrgica através do crânio, pacientes com problemas de saúde podem ser tratados com outras abordagens terapêuticas. A decisão do tratamento depende, em grande parte, do tamanho, da localização e da geometria da base do aneurisma. A clipagem provou sua eficácia a longo prazo, mas, a melhor opção de tratamento permanece altamente individualizada. Os clipes para aneurisma são dispositivos utilizados unicamente para fechamento e/ou isolamento em veias e/ou artérias em decorrência de aneurismas cerebrais em seres humanos. Ele é uma patologia congênita ou adquirida e surge quando um vaso sanguíneo se encontra anormalmente dilatado no cérebro, formando uma bolha ou formação sacular. Essa dilatação é causada por uma fraqueza da parede de uma artéria ou veia do cérebro. Um aneurisma cerebral é um tipo de acidente vascular cerebral (AVC), que é provocado por um distúrbio na corrente sanguínea de uma parte do cérebro devido à oclusão ou à ruptura de um vaso sanguíneo. Por isso, deve-se conhecer as características dos clipes para aneurisma de fechamento automático (self-closing intracranial aneurysm clips), destinados à implantação intracraniana permanente e especifica os requisitos para marcação, embalagem e esterilização, e para a rotulagem e a documentação de acompanhamento.

Da Redação – 

A clipagem de um aneurisma é uma operação e consiste em uma abertura do crânio com a visualização do aneurisma com afastamento cerebral e colocação de uma delicada peça metálica (clipe) no colo do aneurisma para ocluí-lo, bloqueando assim a circulação cerebral e evitando um novo sangramento. A clipagem microcirúrgica dos aneurismas cerebrais da circulação anterior é um tratamento seguro e definitivo para a maioria destas lesões.

Os estudos atuais apresentam evidências de resultados superiores da cirurgia comparados aos das técnicas endovasculares nos percentuais de oclusão total dos aneurismas e menores índices de ressangramentos dos casos tratados. A fim de determinar as condições em que os clipes podem ser visualizados usando ressonância magnética (RM), são necessários ensaios de desempenho para medir as propriedades magnéticas do implante acabado.

Não é suficiente investigar as propriedades magnéticas do material de base a partir do qual o clipe é construído para avaliar a compatibilidade em imagem por ressonância magnética (MRI) do implante acabado. O clipe de pior caso para cada avaliação deve se...

Artigo atualizado em 28/06/2022 12:17.

Target

Facilitando o acesso à informação tecnológica