Publicado em 05 jul 2022

A avaliação de conformidade das estacas pré-fabricadas de concreto

Redação

A cravação de estacas pré-fabricadas envolve a penetração de um elemento estrutural de concreto armado ou protendido, vibrado ou centrifugado com ampla faixa de capacidade de carga e diferentes dimensões de seção transversal. Utiliza-se como equipamento uma máquina de cravação de estaca, que pode ser de acionamento mecânico de queda livre, acionamento a diesel, acionamento hidráulico equipado com martelo hidráulico de impacto ou acionamento hidráulico equipado com martelo hidráulico vibratório; máquina de solda; capacete para estaca; coxins; e suplemento. Segundo alguns construtores, de todos os materiais de construção, o concreto é aquele que melhor se presta à confecção de estacas, graças a sua resistência aos agentes agressivos e suporta muito bem as alternâncias de secagem e umedecimento. Além disso, podem-se executar tanto estacas pré moldadas de pequena, quanto de grande capacidade de carga. Quando bem utilizadas, as estacas pré moldadas podem oferecer uma solução econômica, inclusive em solos de baixa consistência ou compacidade. São ótimas opções para execução de fundação em solos com lençol freático, próximo ao nível do solo. As estacas pré moldadas de concreto protendido possuem capacidade de suportar forças de tração elevadas. A pré fabricada se encontra no grupo de estacas de deslocamento. Como o nome sugere, já estão previamente feitas e serão transportadas ao local da obra para serem cravadas, diferentemente de outros modelos, como a estaca hélice contínua monitorada que é feita no chamado processo in loco, onde é concretada logo após o processo de perfuração. A estaca pré fabricada poderá ser de concreto armado ou protendido. As vantagens provenientes desse modelo são a estabilidade em solos compressíveis como turfas, siltes e argilas moles, podendo ser cravadas de maneira predeterminada. O material dessa estaca poderá ser inspecionado antes da cravação e poderá ser recravada caso seja afetada por inchamento do solo. Apresentam facilidade para transporte e um menor custo, além de ser possível agrupa-las utilizando-se de emendas. No entanto, elas estão sujeitas à decomposição e a ataque de micro-organismos. Devido ao seu grande número de vantagens, a estaca pré fabricada de concreto é um dos tipos mais usual no mercado. Há requisitos normativos para o projeto, fabricação, estocagem e manuseio de estacas pré-fabricadas ou pré-moldadas de concreto armado ou protendido, destinadas à utilização como elementos de fundação profunda.

As estacas pré-fabricadas são cravadas e podem ser constituídas de concreto armado ou protendido, com qualquer forma geométrica ou seção transversal. O dimensionamento desse tipo de estaca deve levar em consideração não apenas as cargas de projeto, mas também esforços provenientes de transporte, manuseio, e da própria cravação da estaca, além da elevada agressividade de alguns tipos de solos.

O procedimento executivo da estaca pré-moldada varia conforme o método de cravação, que pode ser por percussão, prensagem ou vibração. A escolha do método deve levar em consideração diversos fatores como características do solo, dimensão da estaca e, principalmente, condições de vizinhança. Como a estaca pré-moldada de concreto geralmente é cravada por percussão, gerando vibração e ruídos excessivos, esse tipo de estaca acaba tendo sua execução desaconselhada em meio a centros urbanos.

O processo de cravação da estaca pré-moldada por percussão começa já no içamento e posterior posicionamento da estaca. Então, é iniciado o processo de cravação a partir dos golpes do martelo. Para isso, são recomendados martelos mais pesados (no mínimo 75% do peso da estac...

Artigo atualizado em 05/07/2022 05:50.

Target

Facilitando o acesso à informação tecnológica