A segurança da instalação de sistema de alarme em elevadores de passageiros
Redação
Os acidentes com elevadores são mais frequentes do que se supõe. Os mais comuns são ocasionados pelo uso da chave de abertura emergencial de portas, por pessoas leigas, e posterior não travamento da porta, além do uso inadequado do equipamento, brincadeiras dentro da cabine e resgate inadequado de passageiros. Todo prédio com elevador tem a obrigatoriedade de contratar uma empresa para fazer a manutenção. Assim como qualquer outro equipamento, a tecnologia por trás dos elevadores continua evoluindo. A manutenção recorrente é uma maneira de saber, por meio da opinião de um profissional especializado, se o seu elevador ainda pode ser utilizado ou se já está na hora de trocá-lo. Isso é comum em edifícios antigos, que têm elevadores menos seguros, como aqueles em que a porta é de grade manual. Dessa forma, a manutenção de um elevador é um assunto sério e não se pode negligenciá-la, pois isso pode fazer com que o meio de transporte mais seguro que existe apresente riscos aos seus passageiros. Para evitar problemas, existem sistemas de alarme utilizados em todos os tipos de elevadores de passageiros e elevadores de passageiros e carga que possuem um sistema de alarme remoto. Esses sistemas também fornecem as informações mínimas ao proprietário da instalação relativas ao serviço de manutenção e resgate.
Da Redação –
Em relação aos elevadores, uma análise de risco demonstrou que é conveniente que um serviço de resgate forneça medidas organizacionais para assegurar que um usuário preso no elevador seja liberado dentro do menor tempo possível. O serviço de resgate deve realizar uma avaliação de risco para determinar que seus procedimentos, estrutura organizacional, etc. são capazes de fornecer um serviço adequado.
O serviço de resgate deve levar em consideração as instruções dos instaladores e quaisquer informações fornecidas pelo proprietário da instalação. A seguir estão descritas orientações sobre como um serviço de resgate pode realizar a sua tarefa.
O sistema de alarme é para possibilitar uma comunicação bidirecional que permita o contato permanente entre usuários presos no elevador e um serviço de resgate. O equipamento de um serviço de resgate deve estar disponível em todos os momentos para fornecer este serviço e o serviço de resgate deve ser capaz de responder rapidamente a qualquer alarme.
Se a instalação não requerer 24 h de operação para usuários, então a garantia do resgate pode ser limitada às ho...