Publicado em 19 jul 2022

O projeto para prevenir a partida inesperada de máquinas

Redação

A partida inesperada é a não intencional que, devido à sua natureza inesperada, gera um risco para as pessoas. Isto pode ser causado devido a, por exemplo: um comando de partida que é o resultado de uma falha interna ou de uma influência externa no sistema de comando; um comando de partida gerado por ação inoportuna em um controle de partida ou em outras partes da máquina, como um sensor ou um elemento de controle de energia; restauração do fornecimento de energia após uma interrupção; influências externas/internas (gravidade, vento, autoignição em motores de combustão interna, etc.) em partes da máquina. A partida da máquina durante a sequência normal de um ciclo automático não é involuntária, mas pode ser considerada inesperada do ponto de vista do operador. Dessa forma, prevenir os eventos perigosos, neste caso, envolve o uso de medidas de segurança. Assim, os procedimentos necessários para evitar a partida inesperada incluem dissipação ou restrição (contenção), e método de verificação, se necessário, deve ser descrito no manual de instruções da máquina e/ou nas sinalizações na própria máquina. As instruções devem ser fornecidas em relação a cada fonte de energia; meios; tarefa; e nível. Os projetistas devem entender os requisitos para projeto de meios destinados a prevenir a partida inesperada de máquinas, para permitir as intervenções humanas seguras em zonas de perigo.

Da Redação – 

Em linhas gerais, uma apreciação de riscos de acordo com a NBR ISO 12100 deve ser realizada para identificar as medidas necessárias para evitar a partida inesperada. As medidas para evitar a partida inesperada de uma máquina específica podem ser especificadas em uma norma do tipo C. O fabricante da máquina é responsável pela adequação das medidas identificadas pela apreciação de riscos.

Os procedimentos necessários para evitar a partida inesperada incluem dissipação ou restrição (contenção), e um método de verificação, se necessário, deve ser descrito no manual de instruções da máquina e/ou nas sinalizações na própria máquina. As instruções devem ser fornecidas em relação a cada: fonte de energia; os meios; a tarefa; e o nível.

As máquinas devem ser dotadas de dispositivos operados manualmente para isolamento de fontes de energia e dissipação de energia, considerando a tarefa necessária a ser executada com a máquina, por exemplo, manutenção, trabalho em circuitos de potência e descomissionamento. A máquina e os dispositivos de isolamento e dissipação de energia ou de restrição (contenção) devem ser co...

Artigo atualizado em 19/07/2022 06:07.

Target

Facilitando o acesso à informação tecnológica