Publicado em 06 ago 2024

Os requisitos de segurança e verificação dos transportadores de carga e de pessoal

Redação

O transportador de carga ou de pessoal é uma máquina móvel motorizada que não é autocarregável, utilizada para transportar material e/ou pessoal em superfícies melhoradas em ambientes internos e externos, porém não utilizada para uso em vias públicas, O operador é a pessoa designada, treinada e autorizada, responsável pelo movimento e operação do transportador e que, dependendo do tipo de transportador, pode ser transportada pelo transportador, pode estar a pé acompanhando o veículo ou pode estar distante do veículo (controlado remotamente por fios, rádio, etc.). Há especificações normativas para os requisitos de segurança e os meios para sua verificação para os transportadores autopropelidos projetados para transportar cargas sem levantamento, conforme estabelecido na ISO 5053-1:2020, e/ou transportadores de pessoal, possuindo três ou mais rodas, velocidade máxima não superior a 56 km/h e capacidade de carga não superior a 5.000 kg. São aplicáveis a veículos equipados com uma plataforma (que pode ser basculante) com a finalidade de transportar materiais ou com um número de assentos com a finalidade de transportar passageiros. Tratam de todos os perigos, situações perigosas e eventos perigosos significativos, conforme listado na norma, relativos às máquinas aplicáveis quando utilizadas conforme previsto e nas condições de mau uso que são razoavelmente previsíveis pelo fabricante.

Da Redação – 

Esses veículos industriais devem ter controles de deslocamento e frenagem, já que o movimento do controle de operação de velocidade deve ser projetado de modo que um aumento no movimento do controle aumente a velocidade de deslocamento. Quando o controle for liberado, ele deve retornar à posição neutra do atuador do controle.

Os controles de deslocamento e de frenagem operados por pedal devem estar em conformidade com a ISO 21281:2005 e, para os transportadores equipados com uma trava do diferencial operada por pedal, pressionando o pedal travará o diferencial e ele será destravado ao liberar o pedal. Deve ser possível destravar o diferencial quando o veículo estiver em movimento.

O movimento de uma alavanca de controle da direção deve corresponder ao sentido de deslocamento selecionado. A alavanca de controle deve ser um controle de ação contínua. Ela deve retornar à posição neutra quando liberada. O movimento em direção à frente do transportador ou para longe do operador deve aumentar a velocidade.

O assento ou a posição em pé do operador devem estar localizados de modo que o operador, ao oper...

Artigo atualizado em 31/07/2024 12:38.

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