A evolução das especificações dos lubrificantes automotivos
Redação
As especificações dos produtos assumem papel essencial para a saúde dos veículos e são projetadas, especialmente, para fornecer proteção reforçada contra oxidação e envelhecimento do óleo, perda de viscosidade devido a cisalhamento e aeração, bem como proteção contra desgaste do motor, depósitos de borras, degradação de propriedades à baixa e alta temperatura e, ainda, aumento de viscosidade relacionado à fuligem. Estas especificações são determinadas, normalmente, pelos fabricantes dos veículos, com objetivo de atender exigências ambientais e de desempenho do motor, e incluem testes de laboratório das montadoras.
Marcelo Martini –
À medida que os motores se desenvolvem tecnologicamente, principalmente pela necessidade de redução de tamanho, peso, consumo de combustível e, por consequência, a emissão de poluentes, os lubrificantes automotivos também precisam acompanhar essa evolução. Diante deste avanço, as especificações assumem papel essencial para a saúde dos veículos e são projetadas, especialmente, para fornecer proteção reforçada contra oxidação e envelhecimento do óleo, perda de viscosidade devido a cisalhamento e aeração, bem como proteção contra desgaste do motor, depósitos de borras, degradação de propriedades à baixa e alta temperatura e, ainda, aumento de viscosidade relacionado à fuligem.
Estas especificações são determinadas, normalmente, pelos fabricantes dos veículos, com objetivo de atender exigências ambientais e de desempenho do motor, e incluem testes de laboratório das montadoras. Mas, como o mercado automotriz brasileiro é bastante diversificado e conta com um volume elevado de montadoras, a quantidade de especificações utilizadas no país também é variada.
Desta forma, as diferenças entre cada uma das ...