Os procedimentos normativos de ensaios para os topógrafos corneanos
Redação
O topógrafo corneano (TC) é um instrumento ou sistema que mede a forma da superfície corneana sem fazer contato com ela. Um TC que utiliza um sistema de câmera de vídeo e processamento de imagem para medir a superfície corneana pela análise da imagem refletida criada pela superfície corneana de um alvo luminoso também é chamado de videoqueratôgrafo. O olho humano, globo ocular ou bulbo ocular é um órgão sensitivo altamente especializado que se localiza na órbita. A principal função do olho é detectar estímulos visuais (fotorrecepção) e levar essa informação para o cérebro por meio do nervo óptico. No cérebro, a informação é processada e finalmente traduzida em imagem. O olho humano pode ver em média 100 cores diferentes e possui uma resolução de 576 gigapixels. Essas características só são possíveis por causa da complexa estrutura do globo ocular. O olho é formado por três camadas: as túnicas fibrosa ou externa, vascular e interna (retina). Funcionalmente, a camada mais importante é a retina, que capta o estímulo visual externo. No polo posterior do olho existe outro nervo óptico que leva a informação da retina até o cérebro. Após o seu processamento no córtex cerebral, o estímulo visual se transforma em informação visual, ou seja, a percepção consciente das imagens. Há parâmetros normativos para os instrumentos e sistemas que se enquadram na classe dos topógrafos corneanos (TC), especificando os procedimentos de ensaios que verificam se um sistema ou instrumento está em conformidade com a norma.
Da Redação –
A córnea é a parte transparente do olho que cobre a porção frontal do olho. Cobre a pupila, que é a abertura no centro do olho, a íris que é a parte colorida do olho e a câmara anterior, a seja, o líquido preenchido dentro do olho. E a principal função da córnea é refratar ou curvar a luz. A córnea é responsável por concentrar a maior parte da luz que entra no olho.
Sabe-se que para enxergar é preciso haver luz e a córnea é composta de proteínas e células e não contém vasos sanguíneos, ao contrário da maioria dos tecidos do corpo humano. Os vasos sanguíneos podem turvar a córnea, o que pode impedi-la de refratar a luz adequadamente e pode afetar adversamente a visão.
A córnea é composta por cinco camadas: o epitélio, a camada de Bowman, o estroma, a membrana de Descemet e o endotélio. O epitélio é uma camada de células que cobre a córnea e ele absorve nutrientes e oxigênio das lágrimas e transmite para o resto da córnea. Contém terminações nervosas livres e também previne que corpos estranhos entrem no olho.
A córnea tende a se recuperar rapidamente de pequenos desgastes. No entanto, desgastes m...