Publicado em 08 nov 2022

A Qualidade dos medidores de vazão mássica por princípio térmico

Redação

O medidor de vazão mássica por princípio térmico é um dispositivo de medição de vazão que utiliza o princípio da transferência de calor para medir e indicar a vazão mássica do fluido. O termo medidor de vazão mássica por princípio térmico também se aplica à parte da medição de um controlador de vazão mássica, e não à função de controle. Pode ser de dois tipos: o medidor de vazão mássica por princípio térmico do tipo capilar que é um medidor de vazão mássica por princípio térmico, normalmente consistindo de um elemento de fluxo laminar, tubo de by-pass (capilar) e sensores de temperatura (alguns projetos incluem um aquecedor separado) com suporte eletrônico e invólucro e o medidor de vazão mássica por princípio térmico do tipo inserção e/ou em linha que é um medidor de vazão mássica por princípio térmico, normalmente consistindo de um ou dois sensores de temperatura (alguns modelos possuem um aquecedor separado), com estrutura de suporte, eletrônica e invólucro, cujos sensores são expostos à corrente total do gás. Normalmente, são instrumentos que medem por meio da medição da oscilação (vibração) de um tubo interno ao medidor por meio da aplicação o princípio de Coriolis que é uma técnica direta ou dinâmica que gera um sinal proporcional a vazão mássica, e praticamente independente das propriedades do material, tais como condutividade, pressão, viscosidade ou temperatura e ainda pode ser utilizada para determinar a densidade do produto circulante. Atende a especificação dos mais variados processos, na medição de líquidos e gases nas indústrias petroquímicas, químicas, petrolíferas, farmacêuticas, alimentícias, e outros segmentos industriais. Os usuários devem entender as diretrizes para a especificação, ensaio, inspeção, instalação, operação e calibração de medidores de vazão mássica de gás por princípio térmico utilizados na medição de gases e misturas de gases.

Da Redação – 

Os processos industriais e químicos, variando de polimerização a fabricação de cerveja, dependem da entrega de quantidades exatas de líquidos ou gases. As taxas de entrega podem ser medidas em termos de massa ou volume por unidade de tempo, e a escolha entre os dois depende da aplicação. Em muitas situações, a medição da vazão volumétrica é suficiente, especialmente se a temperatura e pressão são conhecidas e estáveis. No entanto, como a medição da vazão mássico indica diretamente a quantidade de moléculas presentes, ele tem a vantagem de ser imune à variação na densidade.

Três fatores podem afetar a precisão do medidor de vazão mássica por pressão diferencial. Em primeiro lugar, a medição é inferida por temperatura e pressão, de modo que qualquer erro nessas é refletido no resultado final. Em segundo lugar, existem suposições sobre a viscosidade e o grau em que a vazão laminar é alcançado (a turbulência afeta a vazão através da obstrução e cria medições de pressão incorretas). Em terceiro lugar, e talvez mais importante, o orifício pode se desgastar, tornando-se maior ao longo do tempo e, assim, reduzindo ...

Artigo atualizado em 08/11/2022 06:08.

Target

Facilitando o acesso à informação tecnológica