A inspeção de equipamentos elétricos e mecânicos por ensaio termográfico
Redação
As mudanças de temperatura são um sinal precoce de que os problemas estão se desenvolvendo dentro do equipamento de produção. A inspeção elétrica e mecânica por infravermelho utilizando câmeras termográficas oferecem aos fabricantes um método proativo para planejar reparos antes que as falhas causem tempo de inatividade esperado e reduzam a eficácia geral do equipamento. Os testes termográficos de equipamentos elétricos podem ajudar a reduzir os custos de manutenção, prolongar a vida útil do maquinário de produção ao prevenir ou reduzir danos causados pelo calor e melhorar a segurança dentro da instalação. A execução e supervisão do ensaio, bem como a validação do procedimento de execução do ensaio, devem ser realizadas por profissionais certificados conforme a NBR NM ISO 9712. A certificação de pessoas é um reconhecimento formal por um organismo de certificação, mediante avaliação, de que uma pessoa atende aos requisitos preestabelecidos em normas específicas, para o exercício de uma determinada atividade, função ou ocupação. Há requisitos normativos como se fosse um guia para a inspeção de equipamentos elétricos e mecânicos por ensaio termográfico, indicando as responsabilidades do usuário final e do inspetor termografista.
Da Redação –
A termografia pode ser dividida em dois tipos distintos, passiva e ativa. A passiva usa a temperatura natural de uma peça para criar uma imagem, enquanto a ativa envolve o aquecimento da superfície de um objeto e a observação da queda de calor à medida que esfria. A ativa mostra falhas no material por variações na taxa de queda de temperatura.
Vários procedimentos de teste em termografia ativa são implantados para trazer energia para o espécime inspecionado: termografia pulsada, aquecimento escalonado, termografia lockin e vibrotermografia. Ela pode ser usada como um método de teste não destrutivo na indústria aeroespacial, de defesa e em muitas outras indústrias para detectar falhas nas estruturas.
Capaz de inspecionar grandes áreas, esta técnica não requer contato com o objeto sendo testado e pode A termografia envolve o uso de termovisores, que são dispositivos sofisticados que medem a emissão natural de radiação infravermelha de um objeto aquecido para produzir uma imagem ou vídeo térmico. As câmeras infravermelhas modernas são portáteis e fáceis de operar, o que significa que podem ser usadas par...