Publicado em 16 mai 2023

O desempenho da filtragem de ar em motores de combustão e compressores

Redação

A filtragem é estudada de forma bastante específica pela engenharia química, onde é classificada como uma operação unitária (etapa de um processo mais complexo). O seu objetivo é remover partículas de determinadas dimensões que se encontram suspensas em um fluido (gasoso ou líquido). Isso é obtido fazendo que esse fluido passe por um meio poroso (elemento filtrante). Durante esse processo, as partículas sólidas são retidas na superfície do elemento filtrante ou nas paredes dos poros, sendo que a filtração atua de modo que partículas abaixo de um determinado tamanho passam através de uma barreira, enquanto as de maior tamanho são retidas. O tamanho desta barreira é a principal característica do elemento filtrante. Assim, o filtro de ar é um dispositivo que remove partículas suspensas na carga nova conforme ela é aspirada para dentro do motor e o elemento filtrante é uma peça substituível do filtro de ar, que consiste em material filtrante e estrutura condutora. Na aplicação automotiva, o filtro de ar é utilizado geralmente para motores de combustão interna em automóveis de passageiros e na aplicação industrial o filtro de ar é utilizado geralmente para motores de combustão interna em caminhões para aplicação severa, equipamentos de construção e tratores agrícolas. Há procedimentos normativos para o ensaio, condições e equipamentos uniformes e um relatório de desempenho para permitir a comparação direta de desempenho do laboratório de filtros de ar.

Da Redação – 

Um bom filtro de ar impede que as impurezas externas entrem em contato com o equipamento, o que mantém a eficiência e a vida útil, já que o filtro de ar, além da parte do elemento, é composto por caixa e mangueiras filtrantes, de modo que todos operam em conjunto. Impedindo a entrada de pólen, fungos, poeira e outras partículas – entre 0 e 100 µm – no sistema de combustão interna e nos compressores. Caso o elemento do filtro de ar falhe, essas micropartículas e perdigotos, sobretudo as com maiores taxas de poluição, diminuem a vida útil do veículo. Ao chegar no motor, elas entram em contato com o óleo lubrificante, e logo se espalha por todas as partes lubrificadas.

A filtragem, por definição, significa a retenção de partículas num fluido gasoso ou líquido. Assim que o ar, no caso dos veículos, passa pelo filtro, os maiores fragmentos ficam na superfície do elemento filtrante. A capacidade de filtrar desta primeira barreira define a qualidade da peça. O material do elemento do filtro de ar é poroso e permeável, o que propicia a retenção das impurezas, também, na parte interna.

A sujeira acumulada na p...

Artigo atualizado em 16/05/2023 04:52.

Target

Facilitando o acesso à informação tecnológica