Publicado em 25 jul 2023

A quantificação e a descrição da pegada de carbono de um produto

Redação

A pegada de carbono de produtos (carbon footprint of a product – CFP) é a soma das emissões de gases do efeito estufa (GEE) e remoções de GEE em um sistema de produto, expressa como CO2 equivalentes e com base em uma avaliação de ciclo de vida, utilizando a categoria de impacto única das mudanças climáticas. Uma CFP pode ser desagregada em um conjunto de figuras que identificam emissões e remoções específicas de GEE e também pode ser desagregada nas etapas do ciclo de vida. Um estudo de CFP deve especificar claramente a unidade funcional ou declarada do sistema em estudo. A unidade funcional ou declarada deve ser consistente com o objetivo e o escopo do estudo CFP. O objetivo principal de uma unidade funcional ou declarada é fornecer uma referência à qual as entradas e saídas estejam relacionadas. Portanto, a unidade funcional ou declarada deve ser claramente estabelecida e mensurável. A unidade declarada só deve ser utilizada em uma CFP parcial. Quando a CFP-RCP for adotada, a unidade funcional ou declarada utilizada será aquela estabelecida na CFP-RCP. Tendo escolhido a unidade funcional ou declarada, o fluxo de referência associado deve ser determinado. Quando uma comparação é feita entre os sistemas de produtos, deve ser feita com base na (s) mesma (s) unidade (s) funcional (is). Comparações com base na pegada de carbono parcial (unidade declarada) são permitidas se as etapas do ciclo de vida omitidas forem idênticas. A comparação com base na unidade declarada pode ser usada somente para fins de negócios entre empresas. Se as funções adicionais de qualquer um dos sistemas de produtos não forem levadas em conta na comparação de unidades funcionais, essas omissões devem ser explicadas e documentadas. Como alternativa a essa abordagem, os sistemas associados à entrega dessas funções podem ser adicionados ao limite do outro sistema de produtos para tornar os sistemas de produtos mais comparáveis. Nestes casos, os processos selecionados devem ser explicados e documentados.

Se uma organização decidir desenvolver uma abordagem sistemática de CFP, ela deve seguir os requisitos descritos a seguir. A abordagem sistemática da CFP é uma série de atividades desenvolvidas por uma organização, por meio de um conjunto de procedimentos, a fim de facilitar o desenvolvimento de CFP para mais produtos dentro da mesma organização. Isso é aplicável quando o mesmo conjunto de dados e procedimentos de alocação são aplicáveis a todos os seus produtos.

A implementação da abordagem sistemática da CFP também pode simplificar quaisquer atividades de verificação, evitando qualquer redundância na verificação do conjunto de dados. A organização deve descrever sua abordagem sistemática de CFP, incluindo a sequência e a interação das atividades que fazem parte desse processo, e estabelecer procedimentos para garantir que a operação, o controle e o monitoramento da abordagem sistemática da CFP sejam eficazes.

A alta administração deve garantir que as responsabilidades e autoridades relacionadas à abordagem sistemática da CFP sejam definidas e comunicadas dentro da organização. A organização deve determinar e fornecer os recursos e competênc...

Artigo atualizado em 25/07/2023 05:07.

Target

Facilitando o acesso à informação tecnológica