Publicado em 08 ago 2023

Os parâmetros normativos para o gerenciamento dos resíduos

Redação

A gestão dos resíduos tem como princípio básico promover a conservação dos recursos naturais e a proteção da saúde humana e do meio ambiente. A solução adequada para isso se encontra alinhada com a crescente preocupação da sociedade com as questões ambientais e o desenvolvimento sustentável. Neste cenário, fez-se relevante o estabelecimento de um processo de normalização para definir os princípios gerais e os requisitos aplicáveis à cadeia de gerenciamento dos resíduos. Há parâmetros normativos que estabelecem os requisitos gerais aplicáveis às etapas de gerenciamento de resíduos, desde a origem do resíduo até sua destinação, incluindo a movimentação e operações intermediárias, se houver. Dessa forma, a gestão dos resíduos é um conjunto de operações realizadas para a destinação de resíduos visando promover a conservação dos recursos naturais e proteger a saúde humana e o meio ambiente.

Um sistema de gerenciamento ou descarte de resíduos é um processo simplificado que as organizações usam para descartar, reduzir, reutilizar e evitar resíduos. É também uma abordagem em que as empresas implementam estratégias abrangentes para gerir eficientemente os resíduos desde a sua origem até à sua disposição final. Possíveis métodos de descarte de resíduos são reciclagem, compostagem, incineração, aterros sanitários, biorremediação, desperdício em energia e minimização de resíduos.

A hierarquia na gestão de resíduos é a ordem de prioridade nas atividades de gerenciamento de resíduos sólidos, visando promover o melhor aproveitamento dos recursos presentes nos mesmos: não geração, redução, reutilização, reciclagem recuperação energética, eliminação e disposição ambientalmente adequada. O reparo, restauração e remanufatura são formas de reutilização. São vários os tipos de resíduos. Os agrossilvopastoris são os gerados nas atividades agropecuárias e silviculturais, incluídos os relacionados a insumos utilizados nessas atividades. Os resíduos da construção civil são os provenientes de construções, reformas, repar...

Artigo atualizado em 08/08/2023 05:02.

Target

Facilitando o acesso à informação tecnológica