Publicado em 15 ago 2023

A limpeza e a desinfecção de tubulações e reservatórios de abastecimento de água

Redação

Um sistema de distribuição de água compreende três elementos essenciais: a fonte de abastecimento, o processamento ou tratamento da água e a entrega de água aos consumidores. A água é transportada desde o início até a estação de tratamento por tubulações, seja sob pressão ou em fluxo de canal aberto. Após o tratamento, a água entra no sistema de distribuição diretamente ou por meio de tubulações e reservatórios. Eles precisam ser limpos e serem desinfectados depois de algum tempo, existindo os critérios normativos para os procedimentos de limpeza e desinfecção de tubulações e reservatórios de sistemas de abastecimento de água, que se aplicam às tubulações de transporte de água potável (recém-construídas ou que sofreram reparos) e aos reservatórios de armazenamento de água potável (recém-construídos, com lavagens programadas ou que apresentem alteração nas características da qualidade da água).

Da Redação – 

A qualidade da água encanada pode ser afetada por vários fatores inerentes às canalizações internas de uma estação de tratamento, apesar de a água, em tese, fornecida pela concessionária, ser segura para o consumo, como a falta de limpeza adequada do reservatório de água potável, a falta de manutenção adequada dos sistemas de encanamento interno causando contaminação ou o uso de materiais não conformes nos sistemas de encanamento interno. A desinfecção é a destruição ou inativação de microrganismos patogênicos e os desinfetantes são os agentes químicos utilizados para a desinfecção.

Na execução dos trabalhos para a limpeza e a desinfecção de tubulações e reservatórios de abastecimento de água, deve haver plena proteção contra o risco de acidentes com o pessoal envolvido na atividade. Para isso, deve-se cumprir a legislação vigente, referente à segurança, higiene e medicina do trabalho, bem como atender a todas as normas próprias e específicas para a segurança de cada serviço.

Para se proceder à desinfecção do reservatório, é necessário que a solução desinfetante seja aplicada em todas as superfícies i...

Artigo atualizado em 15/08/2023 05:48.

Target

Facilitando o acesso à informação tecnológica