Publicado em 31 jan 2023

Os métodos de avaliação monetária dos impactos ambientais

Redação

O impacto ambiental é a mudança no meio ambiente, adversa ou benéfica, total ou parcialmente resultante dos aspectos ambientais de uma organização. A disposição para pagar (willingness to pay – WTP) é a quantidade máxima de dinheiro que um indivíduo está preparado para desistir para garantir uma melhoria ambiental ou para evitar uma perda ambiental. A disposição para aceitar compensação (willingness to accept compensation – WTA) é a quantidade mínima de dinheiro que um indivíduo está preparado para aceitar como compensação para renunciar a uma melhoria ambiental ou para tolerar uma perda ambiental. No início de um estudo de avaliação monetária, a meta e o escopo do estudo devem ser definidos e documentados. Isso inclui a identificação dos impactos ambientais ou aspectos ambientais a serem considerados, a maneira e a extensão em que os valores monetários associados são determinados e a maneira como os impactos ambientais estão vinculados a aspectos ambientais, se aplicável. A avaliação monetária pode dizer respeito à análise de cenários potenciais. A meta e o escopo podem precisar ser refinados durante o estudo (iteração). A avaliação monetária pode incluir mais de um impacto ou aspecto ambiental. Por exemplo, a avaliação monetária dos impactos relacionados às mudanças climáticas pode incluir impactos nos seres humanos e nos ecossistemas. Da mesma forma, uma avaliação monetária focada nos impactos ambientais do transporte pode levar em consideração a liberação de várias substâncias (aspectos ambientais). Os métodos de avaliação monetária determinam os valores monetários das mudanças no ambiente e não o valor absoluto do ambiente. Os usuários devem entender que existe uma estrutura metodológica para a avaliação monetária de impactos ambientais e aspectos ambientais relacionados. Os impactos ambientais incluem impactos na saúde humana e no ambiente natural e construído. Os aspectos ambientais incluem as liberações e o uso de recursos naturais.

Da Redação – 

Os valores monetários dos impactos ambientais das emissões e do uso de recursos naturais ajudam a compreender a importância ambiental das atividades humanas. No entanto, é uma tarefa complicada e demorada determinar esses valores, e os valores são fáceis de aceitar acriticamente sem entender as muitas maneiras como podem ser determinados, as muitas preferências que podem representar e os diferentes contextos para os quais podem ser relevantes. Pode-se aumentar a utilidade da avaliação monetária e diminuir algumas de suas deficiências, demonstrando uma maneira de modelar e calcular valores monetários de impactos ambientais de emissões e uso de recursos naturais, destacar escolhas subjetivas que devem ser feitas na modelagem e cálculos, e discutir como alguns deles influenciam os valores avaliados.

Seguindo os princípios econômicos do bem-estar, especialmente aqueles relacionados a ser espacial e temporalmente explícito e olhar para a utilidade individual, as preferências dos indivíduos (ou seja, os membros da sociedade) estão no centro da avaliação monetária. Os indivíduos são percebidos principalmente, se n...

Artigo atualizado em 31/01/2023 04:51.

Target

Facilitando o acesso à informação tecnológica