Publicado em 17 out 2023

Começa a revisão da norma ISO 9001

Redação

A ISO 9001 é uma norma reconhecida internacionalmente para sistemas de gestão da qualidade. Faz parte de uma família global de normas (conhecida como ISO 9000) que cobre uma série de tópicos de garantia de qualidade. A ISO 9001 2015 foi desenvolvida para ajudar as empresas a obterem reconhecimento pela sua gestão de qualidade e demonstrar isso aos seus clientes. As normas ISO 9001 são aplicáveis a qualquer tipo de indústria e organizações de todos os tamanhos e podem ajudar uma organização a fornecer produtos e serviços consistentes que conduzam à satisfação do cliente, conformidade regulamentar e melhoria contínua. A sua história remonta à década de 1950, com departamentos governamentais dos EUA e do Reino Unido estabelecendo padrões para compras militares. As grandes organizações que forneciam agências de compras governamentais tinham frequentemente de cumprir uma variedade de requisitos de garantia de qualidade para cada contrato adjudicado, o que levou a indústria de defesa a adoptar o reconhecimento mútuo das normas NATO AQAP, MIL-Q e Def Stan. A BS 5750 foi a primeira norma específica de ''sistema de gestão da qualidade'' aplicável à indústria como um todo e foi publicada em 1979. Com base no sucesso da BS 5750, a norma ISO 9001 foi desenvolvida pela International Standards Organization (ISO) para ampliar o alcance da qualidade. gestão para um público internacional. Isto foi acordado e adotado, e publicado pela primeira vez em 1987. Periodicamente, a norma é revista pelo comité técnico da ISO para garantir que é relevante para as exigências dos negócios globais, demonstrando o seu próprio ciclo de melhoria contínua.

Luiz Carlos do Nascimento – 

A norma ISO 9001:2015 será revisada. De acordo com os procedimentos da International Organization for Standardization – ISO todas as suas normas devem passar por um processo chamado Revisão Sistemática, no máximo a cada cinco anos, para determinar se continuam atuais e relevantes ou se devem ser revisadas, emendadas, mantidas ou descartadas.

A atual versão 2015 da norma ISO 9001 passou por esse processo ao completar cinco anos de publicação e o resultado foi que deveria ser mantida sem alterações. Desde sua primeira edição, é a primeira vez que a norma ISO 9001 foi confirmada, ainda que por uma pequena maioria de votos.

Para evitar que a norma permanecesse mais um longo período aguardando um novo processo de revisão, foi determinado também que deveriam ser iniciados estudos para se avaliar a oportunidade de antecipação do novo processo de revisão sistemática. Para dar conta dessa tarefa, o Subcomitê SC2 do ISO/TC 176 – Sistemas da Qualidade, responsável pela edição da norma, estabeleceu o grupo tarefa TG 05 – Preparando para uma potencial revisão da ISO 9001. O TG 05 avaliou primeiramen...

Artigo atualizado em 02/01/2024 05:12.

Target

Facilitando o acesso à informação tecnológica