Publicado em 30 jan 2024

O treinamento do soldador de sistemas de tubulação de poliamida não plastificada

Redação

A qualidade de um sistema de tubulação para o fornecimento de gases combustíveis é, em grande parte, determinada pela competência dos soldadores envolvidos na instalação da rede. Ao instalar tubos de poliamida não plastificada (unplasticized polyamide- PA-U), a qualidade das uniões por solda é essencial para a integridade do sistema de tubulação. Como as uniões por solda em sistemas de tubulação PA-U podem ser feitas usando várias tecnologias, é importante que os soldadores sejam qualificados e competentes na tecnologia da soldagem empregada na construção de redes PA-U. A competência continuada do soldador abrange retreinamento e reavaliação periódicas. Para treinamento e avaliação ou retreinamento e reavaliação de soldadores, de acordo com os parâmetros normativos, é necessário um certificado de soldador de acordo com o ISO/TR 19480. Há especificações normativas para o treinamento, a avaliação e a aprovação de soldadores, com o objetivo de estabelecer e manter sua competência na construção de sistemas de tubulação de poliamida não plastificada (PA-U) para o fornecimento de gases combustíveis, de acordo com a NBR ISO 16486-6, abrangendo as técnicas de soldagem de topo e soldagem por eletrofusão e devendo ser considerado o conhecimento teórico e prático necessário para fazer a união por solda de alta qualidade.

Da Redação – 

A poliamida não plastificada tem sido investigada como alternativa ao aço para instalações de gás de alta pressão com pressões de operação de até 18 bar (261 psi). Vários testes desenvolvidos e realizados alcançaram resultados positivos em termos de desempenho e custos. No entanto, algumas empresas de gás levantaram a preocupação sobre o desempenho deste material contra danos mecânicos, principalmente os infligidos por terceiros durante os trabalhos de escavação.

Nos últimos anos, estes danos têm provocado diversas fugas nas redes de distribuição de gás. Quanto maior a pressão no sistema, maior será a quantidade de gás liberada para a atmosfera, aumentando consequentemente os riscos envolvidos. O grau de fusão do policloreto de vinila) não plastificado é um fator importante que afeta o desempenho dos tubos, especialmente a resistência hidrostática a longo prazo.

Por isso o soldador deve ser uma pessoa treinada para realizar união por solda entre tubos e/ou conexões de poliamida não plastificada (PA-U), com base em um procedimento de soldagem. Ele deve ser treinado para um ou mais procedimentos de sold...

Artigo atualizado em 30/01/2024 01:08.

Target

Facilitando o acesso à informação tecnológica