Publicado em 26 mar 2024

A padronização das dimensões dos tambores de transportadores de correia

Redação

Existem especificações normativas para as dimensões básicas para elaboração de projeto de tambores para transportadores de correia contínuos, bem como os critérios de qualidade a serem adotados na sua fabricação. Assim, eles padronizam as dimensões básicas e alguns critérios de qualidade de tambores de transportadores de correia contínuos. Aplicam-se aos seguintes tipos de tambores: quanto à superfície de contato: tambores revestidos; e os sem revestimentos; quanto à forma geométrica: tambores planos; tambores abaulados; e quanto ao acionamento: tambores de acionamento; e tambores livres.

Os tambores possuem diferentes funções em um transportador de correia, de acordo com a posição em que são colocados, como proporcionar desvios e dobras na correia. Assim, pode-se definir algumas das classificações para o componente: o retorno: localizado na extremidade oposta ao terminal de descarga, tem a função de retornar a correia à sua posição inicial, além de poder atuar também no tensionamento da correia; a polia tensora: responsável por manter a tensão ideal para o bom funcionamento da esteira; e o drive: responsável pela transmissão do torque. Este tipo de tambor pode estar localizado na descarga, centro ou retorno do transportador.

Esses equipamentos geralmente são feitos de aço e, como já mencionado, uma de suas principais funções é puxar a correia para que seja alcançado o funcionamento esperado do transportador. Neste caso, o tambor a ser utilizado é a polia motriz, que está acoplada à unidade motriz, composta por motores e redutores. Em alguns casos onde for necessário, um disco de freio também pode ser acoplado ao eixo da polia para ser utilizado no sistema de frenagem do transportador.

Outro componente essencial na utilização ...

Artigo atualizado em 26/03/2024 05:02.

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