Publicado em 20 ago 2024

Os potenciais impactos causados devido à ruptura de uma barragem

Redação

O estudo de ruptura hipotética de barragem (ERHB) é um conjunto de avaliações e análises desenvolvidas para a estimativa e delimitação dos danos potenciais decorrentes da eventual falha de uma barragem. O escoamento newtoniano é um tipo de escoação em que a tensão de cisalhamento é proporcional à taxa de deformação do fluido, seguindo a Lei de Newton da viscosidade, podendo citar como exemplo a água. O escoamento não newtoniano é aquele em que a viscosidade é dependente da taxa de cisalhamento ou da tensão aplicada, citando como exemplo o rejeito acumulado nos reservatórios das barragens de mineração. Os escoamentos hiperconcentrados são um tipo de fluxo em que a mistura de água e sedimentos (como areia, cascalho, lama) possui uma alta concentração de partículas sólidas em relação à água e que a quantidade de sedimentos suspensos é tão alta que a viscosidade do fluido aumenta consideravelmente. Dessa forma, há especificações normativas para avaliar os potenciais impactos causados nas áreas a jusante de uma estrutura, devido à ruptura ou ao mau funcionamento de uma barragem. Eles estabelecem as diretrizes e os requisitos mínimos que permitam a elaboração de estudos de ruptura hipotética de barragens que forneçam informações relevantes para determinar a área impactada por um eventual evento desta natureza. Eles se aplicam ao estudo da mancha de inundação, que consiste na delimitação georreferenciada das áreas potencialmente afetadas.

Da Redação – 

As barragens são estruturas hidráulicas projetadas para reter água ou rejeitos com a finalidade de regular e controlar o fluxo. Elas servem como infraestrutura valiosa, fornecendo vários benefícios, como geração de energia hidrelétrica, irrigação agrícola, mitigação de enchentes e armazenamento de água para fins domésticos e industriais e armazenamento de rejeitos de mineração.

Devido ao seu potencial de falha, cada barragem representa um certo nível de risco e esse evento pode resultar em enchentes devastadoras a jusante. Essas falhas raras ocorrem repentinamente e podem causar danos estruturais e perda de vidas, principalmente mais do que eventos regulares de enchentes devido à liberação de uma grande quantidade de água ou rejeitos com alta vazão em um curto período de tempo.

Existem diversos modos de falha que podem ser avaliados, como os seguintes: galgamento; erosão interna; liquefação; e instabilização do maciço. O volume potencialmente mobilizado deve ser justificado com base em processos físicos e críveis, de modo que seja adotada a mobilização do maior volume possível dentro de bases físicas....

Artigo atualizado em 14/08/2024 03:49.

Target

Facilitando o acesso à informação tecnológica