Publicado em 04 fev 2025

A inteligência artificial (IA) pode permitir a modernização empresarial

Redação

A evolução de múltiplas ferramentas de IA, marcada por avanços que reduzem significativamente as alucinações ou respostas imprecisas ou fora de contexto, oferece novas perspectivas para o desenvolvimento e a modernização de sistemas legados nas empresas. Nesse cenário, a aplicação da IA generativa pode representar um divisor de águas.

Antonio Darcio Valerio Filho – 

Uma das principais formas pelas quais a IA generativa já contribui hoje para isso é na análise e tradução de códigos antigos. Muitos sistemas legados foram escritos em linguagens de programação que possuem maior dificuldade de atender as demandas atuais de negócio, como cobol, que demandam especialistas cada vez mais escassos no mercado.

Com o suporte da IA Generativa capaz de compreender, explicar e reescrever esses sistemas para tecnologias modernas, as companhias podem acelerar o processo de migração e reescrita dos sistemas, reduzindo custos e minimizando o fracasso de projetos de conversão de programas simplesmente. Estamos falando de soluções que irão permitir escrever os sistemas e não apenas converte-los, pois a técnica de conversão já se provou ineficaz em sua grande maioria de casos.

Além disso, ao contar com respostas mais precisas, essas ferramentas garantem uma maior confiabilidade no processo de transição tecnológica. Outro aspecto relevante é a capacidade dessas IA auxiliar na documentação e padronização dos sistemas.

Muitos sistemas antigos carecem de documentaç...

Artigo atualizado em 03/02/2025 09:32.

Target

Facilitando o acesso à informação tecnológica