Publicado em 19 jun 2018

O impacto humano sobre o meio ambiente

Redação

A solução das crises socioambientais contemporâneas ou mitigações para por uma perspectiva de decrescimento administrado que se afigura-se hoje como a mais consequente, talvez a única efetiva para uma sociedade viável.

Luís Marques

ambiente

Por maiores e mais rápidos que sejam o avanço tecnológico e o aumento da eficiência econômica, só é possível reduzir em prazos hábeis o impacto humano sobre o meio ambiente com abandono do consumo de combustíveis fósseis. Embora seja obviamente impossível nos libertarmos imediatamente de nossa histórica dependência desses combustíveis, abandoná-los ao ritmo de uma economia de guerra deve ser entendido como a principal prioridade energética das sociedades contemporâneas.

A segunda condição de possibilidade para reduzir em prazos hábeis o impacto humano sobre o meio ambiente é o abandono do consumo de carne. Abandonar esse consumo, ou ao menos reduzi-lo drasticamente, é algo que pode e deve ser iniciado imediatamente. Há várias razões para tanto.

A cadeia industrial da carne impõe um sofrimento atroz, moralmente inaceitável, aos animais, além de perigos tangíveis à saúde humana. Segundo a Organização Mundial da Saúde, há evidência limitada de que carne vermelha é cancerígena (grupo 2A) e evidência suficiente (grupo 1) de que carne processada o seja (I). Além disso, ao ocupar 80% da área das fazendas (farmland) em escala global (II), o aumento imenso dos rebanhos a partir da segunda metade do século XX e sua concentração em grandes propriedades de...

Artigo atualizado em 06/03/2020 12:28.

Target

Facilitando o acesso à informação tecnológica