Publicado em 14 ago 2018

Os requisitos para as pesquisas de mercado, de opinião e sociais

Redação

As pesquisas são feitas para se conhecer o perfil do cliente, pois fornecem a sua caracterização nos aspectos quantitativos, como o potencial do mercado, a participação da empresa no mercado, etc. e qualitativos, como estilo de vida, características comportamentais, hábitos de consumo, escolaridade, renda, etc.

pesquisa2Da Redação -

A pesquisa de mercado é um esforço organizado destinado a juntar informações sobre mercados e consumidores específicos. Ela é um componente muito importante da estratégia de negócios. O termo é muitas vezes confundido com pesquisa de marketing. Porém, os especialistas gostam de estabelecer uma distinção entre os dois, segundo a qual a pesquisa de marketing preocupa-se especificamente com processos de marketing, enquanto a pesquisa de mercado preocupa-se especificamente com mercados.

A pesquisa de mercado é um fator-chave na manutenção da competitividade diante dos seus concorrentes. Supre informações importantes para a identificação e análise das necessidades do mercado, do tamanho do mercado, e da concorrência.

A pesquisa de mercado, que inclui pesquisas sociais e de opinião, é a coleta sistemática e a interpretação de informações a respeito de indivíduos ou de organizações, utilizando métodos e técnicas estatísticos e analíticos das ciências sociais aplicadas, com o objetivo de adquirir conhecimentos ou de subsidiar a tomada de decisões.

Atualmente, a divulgação de dados de pesquisas de opinião costuma reacender o debate sobre o grau de confiança que se pode ter das pesquisas no Brasil. Trata-se de um questionamento que, com maior ou men...

Artigo atualizado em 06/03/2020 12:28.

Target

Facilitando o acesso à informação tecnológica