Publicado em 16 abr 2019

A Qualidade das águas subterrâneas

Redação

As águas subterrâneas são aquelas que se encontram sob a superfície terrestre, preenchendo completamente os poros das rochas e dos sedimentos, constituindo assim os chamados aquíferos. Elas são críticas para a segurança hídrica global, já que nesses aquíferos encontram-se 97% das águas doces e líquidas do planeta, o que os torna o maior reservatório de água potável da humanidade.

gua2Hayrton Rodrigues do Prado Filho –

No Estudo de Águas Subterrâneas, de Ricardo Hirata (CEPAS|USP) Alexandra Vieira Suhogusoff (CEPAS|USP) Silvana Susko Marcellini (CEPAS|USP e consultora) Pilar Carolina Villar (UNIFESP e CEPAS|USP) Laura Marcellini (Consultora), realizado pelo Instituto Trata Brasil, destaca-se que a água subterrânea é o recurso natural mais extraído do subsolo brasileiro. O total de água bombeada, pelos mais de 2,5 milhões de poços tubulares, supera os 17.580 Mm³/ano (557 m³/s), ou seja, um volume suficiente para abastecer a cada ano a população atual brasileira ou dez regiões metropolitanas do porte de São Paulo, o equivalente a 217 milhões de pessoas.



Inúmeras atividades econômicas utilizam as águas subterrâneas para suprir suas necessidades pelo país (figura abaixo), sendo o seu uso distribuído entre atendimento doméstico (30%), agropecuário (24%), abastecimento público urbano (18%) e abastecimento múltiplo (14%), no qual o desti...

Artigo atualizado em 06/03/2020 12:28.

Target

Facilitando o acesso à informação tecnológica