Publicado em 19 nov 2019

A soldagem correta dos tubos de polietileno (PEAD)

Redação

Os métodos de união promovem a estanqueidade e resistência à tração, evitam ancoragens e podem ser empregados nas ligações de ramais prediais de água. Conheça os procedimentos normativos a ser utilizados na execução e na avaliação da qualidade de uniões por solda de topo e de eletrofusão dos tubos e conexões de polietileno.

solda2Da Redação –

Com o aumento do uso de materiais em polietileno, como PE 80 e PE 100, mais compostos em PE estão surgindo no mercado de tubulações, acompanhados de propostas de procedimentos de união por solda de topo, com parâmetros diferentes para os mesmos materiais. Dessa forma, o objetivo da normalização é incentivar o uso de procedimentos padronizados para soldagem, estabelecendo requisitos para execução de solda, com qualidade, confiabilidade e eficiência, para a construção de sistemas de gás, água e outras aplicações.



O tubo de PEAD possui maior variedade de diâmetros e classes de pressão, tem alta resistência química, à abrasão e impactos, sendo imune a corrosão, possui baixo efeito de incrustação e baixa rugosidade. Assim, para proporcionar uma obra de qualidade e duradoura com os tubos de polietileno, considerado um material de características como, estanqueidade, resistência à corrosão e flexibilidade, é necessário que o processo de uni...

Artigo atualizado em 06/03/2020 12:29.

Target

Facilitando o acesso à informação tecnológica