Publicado em 26 jan 2021

Automação industrial e sustentabilidade: tecnologia a serviço do ecossistema

Redação

A transformação digital abordada pela indústria 4.0 é muito enfática sobre como a automação, a robótica e a inteligência artificial irão aumentar a escala de produção, fazendo produtos complexos e personalizados de forma mais rápida e perfeita. Porém, muitas vezes ela deixa de destacar todo o ganho em eficiência no processo que faz a indústria economizar em matéria-prima, seja com água ou outro insumo, desperdiçando menos recursos naturais e reduzindo o impacto no meio ambiente.

Pedro Okuhara - 

O crescimento populacional e o ritmo acelerado em que o mundo está vêm aumentando o consumo dos recursos naturais e poderá ser uma catástrofe para as gerações futuras. A preservação da biodiversidade é ponto fundamental para que empresas possam evoluir sustentavelmente, evitando possíveis desequilíbrios no meio ambiente, que poderiam proliferar pragas, vírus e doenças.

Cada vez mais, o crescimento sustentável de uma empresa não depende apenas do pilar econômico, suas ações no âmbito social e ambiental podem impactar no seu resultado final, caso não haja equilíbrio entre eles. Dessa forma, o investimento em automação industrial e indústria 4.0 pode ser o caminho para equilibrar esses pilares, aplicando assim diversas novas tecnologias para facilitar o desenvolvimento sustentável do negócio, trazendo benefícios como eficiência energética, redução do desperdício de água, redução de emissão de poluentes, entre outros.

Antes mesmo da pandemia do vírus, o mundo vinha sofrendo um impacto muito grande com o crescimento desenfreado de consumo dos recursos naturais, porém, mais precisamente no final de abril...

Artigo atualizado em 26/01/2021 05:06.

Target

Facilitando o acesso à informação tecnológica