Publicado em 16 mar 2021

A importância do fluido para o freio nos veículos e a norma técnica

Redação

O fluido trabalha em condições adversas de temperatura e por inibidores de corrosão, uma vez que entra em contato com as partes metálicas deste sistema. O fluido para freio é responsável por transmitir às pastilhas e lonas do sistema de freios a força exercida sobre o pedal do automóvel quando se deseja frear. A variação na transmissão dessa força determina a eficiência do fluido que, por sua vez, está relacionada à sua viscosidade.

Marcelo Martini – 

Um dos componentes mais importantes para o sistema de frenagem é o lubrificante automotivo. Além dos elementos habituais, tais como pastilhas e discos de freio, este produto é essencial para garantir a manutenção e o bom funcionamento de um veículo. O fluido para freio é composto basicamente por glicóis e visa preservar as ligas metálicas dos dutos do sistema de freios do automóvel.

Além disso, o fluido trabalha em condições adversas de temperatura e por inibidores de corrosão, uma vez que entra em contato com as partes metálicas deste sistema. O fluido para freio é responsável por transmitir às pastilhas e lonas do sistema de freios a força exercida sobre o pedal do automóvel quando se deseja frear. A variação na transmissão dessa força determina a eficiência do fluido que, por sua vez, está relacionada à sua viscosidade. 

A troca deve seguir as orientações do manual do proprietário, que indicará também o fluido correto para cada veículo. Normalmente, as trocas são feitas entre um a dois anos, porém é recomendado checar sempre o nível de fluido para evitar a sua falta.

Para a troca do...

Artigo atualizado em 16/03/2021 06:13.

Target

Facilitando o acesso à informação tecnológica