Publicado em 16 Mar 2021

Os plugues para uso em sistemas de recarga condutiva em veículos elétricos

Redação

Um veículo elétrico (VE) é todo veículo propelido por um motor elétrico no qual a corrente elétrica provém de uma bateria recarregável ou de outros dispositivos portáteis de armazenamento de energia elétrica (recarregável utilizando energia proveniente de uma fonte externa ao veículo, como a distribuição de energia elétrica pública ou residencial), que é construído para uma utilização essencialmente sobre ruas públicas, rodovias ou autoestradas, O sistema de alimentação para veículo elétrico (SAVE), incluindo os condutores de fase, de neutro e de terra de proteção, é composto pelos conjuntos conectores para veículos elétricos, os plugues e todos os outros acessórios, os dispositivos, as tomadas ou os aparelhos instalados especificamente com o objetivo de fornecer energia ao veículo elétrico, a partir da rede de alimentação da edificação, e permitindo a comunicação entre eles, se necessário. O cabo de recarga para veículos elétricos é um componente utilizado para estabelecer a conexão entre o veículo elétrico e o SAVE. Um cabo de recarga para VE pode ser fixado e integrado a um destes dois sistemas, ou ser destacável. Isto inclui o cabo flexível, a tomada móvel e/ou o plugue que são requeridos para uma boa conexão. Um cabo de recarga para VE pode incluir um ou mais cabos, com ou sem um revestimento de proteção, que pode ser um tubo flexível, um eletroduto ou um sistema de encaminhamento de cabos. Deve-se conhecer plugues, tomadas, tomadas móveis para veículos elétricos, plugues fixos para veículos elétricos e cabos de recarga para veículos elétricos, denominados acessórios, destinados para uso em sistemas de recarga condutiva com os meios de controle incorporados, com tensão nominal de utilização não excedendo a 690 V ca, de 50 Hz a 60 Hz, com corrente nominal não excedendo a 250 A, e 1.500 V cc, com corrente nominal não excedendo a 400 A.

Da Redação – 

Como geralmente acontece com toda tecnologia, o início é difícil e cheio de padrões concorrentes. Cada fabricante usa e desenvolve seus próprios padrões e processos. Só o tempo e a normalização poderão determinar qual vai ser o escolhido.

Isso ocorreu com os conectores de carregamento para telefones celulares e atualmente é assim com os conectores de cabos de carregamento para carros elétricos. Dessa forma, a velocidade de carregamento depende de três componentes: a estação de carregamento, que é a fonte de energia, o cabo de carregamento e o carregador de bordo. 

Para simplificar, os diferentes tipos de conectores podem ser divididos aproximadamente de acordo com a região onde são mais usados. As estações de carregamento CA geralmente não têm um cabo de carregamento integrado, então o motorista carrega o cabo que cabe no carro e o problema com os tipos de conectores é basicamente eliminado. As estações de carregamento DC sempre têm um cabo conectado por questões de segurança, quantidade de corrente, preço e peso do cabo. Portanto, é necessário selecionar uma estação que tenha o conector apropria...

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