Publicado em 22 Jun 2021

A conformidade das cordoalhas de aço para estruturas de concreto protendido

Redação

Pode-se definir uma cordoalha de sete fios como aquela constituída por sete fios, sendo seis fios com o mesmo diâmetro nominal, encordoados juntos, em uma forma helicoidal, com passo uniforme, em torno do fio central (alma), a cordoalha de três fios é constituída por três fios com o mesmo diâmetro nominal, encordoados juntos, em uma forma helicoidal, com passo uniforme, a de sete fios entalhada é constituída por sete fios, sendo seis fios com o mesmo diâmetro nominal, encordoados juntos, entalhados, em uma forma helicoidal, com passo uniforme, em torno do fio central liso (alma), e a de sete fios revestida (engraxada e plastificada ou encerada e plastificada) é constituída por sete fios, sendo seis fios com o mesmo diâmetro nominal, encordoados juntos, entalhados, em uma forma helicoidal, com passo uniforme, em torno do fio central liso (alma), recoberta por uma camada de graxa ou cera e por uma capa extrudada de polietileno ou polipropileno de alta densidade. Para o concreto protendido usa-se o aço de alta resistência, que consiste em arames, barras ou pernas. A alta resistência à tração do aço é geralmente obtida aumentando-se marginalmente o teor de carbono no aço em comparação ao aço carbono. O aço de alta resistência geralmente contém 0,6 a 0,85% de carbono, 0,7 a 1% de manganês, 0,05% de enxofre e fósforo. Os lingotes de aço de alto carbono são laminados a quente em barras e trefilados a frio por meio de um processo de matrizes para reduzir o diâmetro e aumentar a resistência à tração. A durabilidade dos fios é melhorada devido à operação de trefilação a frio e os fios trefilados a frio são então temperados para melhorar suas propriedades. Deve-se entender os requisitos para a fabricação, a encomenda, o fornecimento e o recebimento de cordoalhas de aço de alta resistência de três e sete fios, nuas, entalhadas ou revestidas (engraxadas e plastificadas), destinadas às armaduras de pré-tensão e pós-tensão.

Da Redação – 

Todo aço protendido deve estar livre de rachaduras, trechos prejudiciais, defeitos de superfície, bordas ásperas, recortadas e imperfeitas e outros defeitos que possam prejudicar seu uso em concreto protendido. Uma leve ferrugem na superfície do reforço pode ser permitida, desde que não haja corrosão visível na superfície.

Se qualquer acoplamento for feito ou qualquer outro acessório semelhante for usado em conjunto com fios ou barras, ele deve ter uma resistência final não inferior à resistência individual dos fios ou barras que estão sendo unidos. Está especificado na norma que o módulo de elasticidade dos tendões de aço deve ser determinado por testes em amostras de aço a serem realmente utilizadas na construção. Caso contrário, o valor pode ser obtido com o fabricante do aço.

Assim, uma cordoalha de aço é um conjunto de fios de aço que se entrelaçam em forma de hélice e possuem um alto teor de carbono. Esta união de fios de aço resulta em um material resistente e mais leve ao mesmo tempo. A cordoalha de aço pode ser composta por sete fios de aço com formato totalmente helicoidal e ter o entrelaçam...

Target

Facilitando o acesso à informação tecnológica