Publicado em 13 Jul 2021

A segurança dos atomizadores costais com um motor de combustão

Redação

O atomizador costal é uma máquina com uma unidade motorizada tipo costal, projetada para aplicação de produtos químicos em culturas por meio de um dispositivo de pulverização manual com o líquido sendo captado, nebulizado e transportado por um fluxo de ar de alta velocidade, gerado por um ventilador e é muito usado no setor agropecuário e também pode ser utilizado em jardins. Ele serve para combater pragas, insetos, plantas daninhas e qualquer outro tipo de invasor. Um grande fator considerável do atomizador é que com ele consegue-se controlar a dosagem das aplicações, evitando consequentemente grandes desperdícios. Ele possibilita um fácil e descomplicado manuseio e aplicação, por meio de um bombeamento lança um líquido ao exterior, passando por bicos que fracionam este líquido em pequenas gotas que são distribuídas no local ao ser aplicado. Existem dois tipos de pulverizador costal: o manual e o motorizado. O manual como o próprio nome diz é feito manualmente. Ele precisa ser acionado por alguém. É indicado para áreas pequenas, como jardins, hortas e pequenas lavouras, sendo inviável para uma área grande. O motorizado é indicado para aplicações de produtos químicos, em plantações rasteiras e árvores de pequeno e médio porte. É composto basicamente por: um depósito: constituído por latão, cobre ou polietileno em um volume que varia de 10 a 20 litros; a bomba de pistão: aquela que é acionada manualmente através de uma alavanca; as tubulações, constituída basicamente por uma mangueira, haste ou uma lança metálica contendo um gatilho ou um registro; os bicos ou extremidade por onde é lançado o jato. A principal diferença entre atomizadores e pulverizadores está na velocidade de ar gerada durante o espalhamento dos produtos. Atomizadores são recomendados para culturas que suportam altas velocidades de ar sem sofrer prejuízos. É um produto de alta eficiência, que borrifa o produto utilizado de maneira rápida e eficiente. Os atomizadores são utilizados em grandes áreas, abertas ou fechadas, e podem ter ainda diversas outras utilidades, como o combate de incêndios, alimentação de tanques de peixes, adubação, etc. Os pulverizadores, por sua vez, devem ser utilizados em plantações e culturas que não suportam velocidades de ar muito altas. Eles agem através da pressurização de uma câmara ligada ao bico do aparelho, que espalha o produto com o auxílio da gravidade. Além de ajudar no controle de pragas, os pulverizadores podem ser usados em diversas outras áreas da agricultura e da pecuária, tais como: higienização e limpeza de locais de convivência dos animais, esterilização de aviários, adubação, etc. Deve-se entender os requisitos de segurança e sua verificação para o desenho e construção de atomizadores costais que incorporam um motor de combustão, onde o fluxo de ar é gerado por um ventilador. Ela descreve os métodos para a eliminação ou redução dos riscos decorrentes da sua utilização.

Da Redação – 

Os atomizadores costais são muito empregados na atomização dos agrotóxicos, contudo na maioria das vezes de forma errônea, o que pode acarretar impactos severamente negativos para o homem, animais e ambiente. No entanto, quando estes são aplicados na agricultura seguindo todas as normas de uso e de cuidados que lhes são peculiares, tornam-se um importante aliado do agricultor no controle ou convivência com as pragas de importância econômica presentes no agronegócio.

O termo agrotóxico e afins é definido como produtos e agentes de processos físicos, químicos ou biológicos, destinados ao uso no setor de produção, no armazenamento e beneficiamento de produtos agrícolas, nas pastagens, na proteção de florestas, nativas ou plantadas, e de outros ecossistemas e de ambientes urbanos, hídricos e industriais, cuja finalidade seja alterar a composição da flora ou da fauna, a fim de preservá-las da ação danosa de seres vivos considerados nocivos, bem como as substâncias e produtos empregados como desfolhantes, dessecantes, estimuladores e inibidores de crescimento. Quanto ao grau de toxicidade, são classificados em Cl...

Target

Facilitando o acesso à informação tecnológica