Publicado em 05 Oct 2021

A Qualidade dos projetos, construção e métodos de ensaio dos fluxômetros

Redação

O fluxômetro é um dispositivo de medição de vazão, equipado com um conector de entrada e um conector de saída, e que incorpora um dos seguintes mecanismos: um medidor de vazão e uma válvula de controle de vazão; um medidor de vazão, um orifício fixo e uma válvula de controle de vazão; um ou mais orifícios fixos com um sistema que previne a seleção de diferentes vazões. É um equipamento usado em procedimentos clínicos e médicos para medir e controlar o fluxo de oxigênio, ar comprimido ou outros gases medicinais. Suas funções podem ser aplicadas em oxigenoterapia, nebulização, anestesia e respiradores mecânicos. O fluxômetro de oxigênio trata- se de um equipamento composto por um tubo e um flutuador em formato de esfera. O formato desse tubo é cônico, e seu funcionamento é bem simples, à medida que a esfera flutua para a área mais aberta deste tubo, mais ar é liberado. Como o tubo do fluxômetro de oxigênio é graduado, a medida é feita pelo meio desta esfera, que permite informar o quanto de gás está sendo liberado. Essa precisão da quantidade de gás que o paciente está inalando, é fundamental em tratamento de oxigenoterapia, onde o oxigênio é prescrito em fluxo pela concentração, usando como unidade de medida litros por minuto. A escala de um fluxômetro de oxigênio é expressa de 0 a 15 litros por minuto. Os fluxômetros de oxigênio podem ser compensados a pressão ou não compensados a pressão. A conferência desse fator, juntamente com a conferência da compatibilidade do tipo de gás que o fluxômetro pode usar, é fundamental para a boa conservação do aparelho. Deve-se compreender os requisitos de projeto, construção, métodos de ensaio e marcação dos fluxômetros.

 

Da Redação – 

A importância do uso do fluxômetro de oxigênio é ditada pela importância do produto em tratamentos onde o oxigênio é receitado de forma medicamentosa e precisa ter sua quantidade medida e controlada. Para o sucesso do tratamento, o bom funcionamento do produto é essencial.

O fluxômetro de oxigênio só pode ser operado por quem possui conhecimento em manuseá-lo, não pode ser usado caso seja constatado vazamento, assim como também não pode ser usado caso apresente fissuras ou rachaduras em seu tubo. Os fluxômetros para diferentes gases são fabricados, geralmente, com componentes ou subconjuntos intercambiáveis. Portanto, os requisitos de limpeza e compatibilidade com o oxigênio devem ser aplicados aos fluxômetros para todos os gases.

Os fluxômetros para diferentes gases são fabricados, geralmente, com componentes ou subconjuntos intercambiáveis. Portanto, os requisitos de temperatura de ignição dos componentes não metálicos devem ser aplicados aos fluxômetros para todos os gases.

A pressão de 1.000 kPa para o ensaio de resistência mecânica foi selecionada por estar acima da maior pressão que uma re...

Target

Facilitando o acesso à informação tecnológica