Publicado em 25 abr 2023

A Qualidade dos conectores de pequeno diâmetro para cuidados à saúde

Redação

Muitos dispositivos médicos incorporam conectores de diâmetro pequeno que são peças usadas para ligar dispositivos médicos, como tubos, seringas e outros acessórios que fornecem fluidos e gases para atendimento ao paciente. O diâmetro pequeno refere-se ao tamanho da abertura de diâmetro, ou seja, menos de 8,5 mm do conector. As soluções adotadas pelo fabricante para o projeto e a fabricação de dispositivos médicos devem estar em conformidade com princípios de segurança, considerando o estado da arte geralmente reconhecido. Quando a redução de risco é necessária, o fabricante deve controlar os riscos de forma que o risco residual associado a cada perigo seja considerado aceitável. O fabricante deve aplicar os seguintes princípios na ordem de prioridade listada: identificar os perigos conhecidos ou previsíveis e estimar os riscos associados provenientes da utilização destinada e mau uso previsível; eliminar os riscos, tanto quanto razoavelmente praticável, por meio de projeto e fabricação inerentemente seguros; reduzir, tanto quanto razoavelmente praticável, os riscos remanescentes, tomando medidas de proteção adequadas, incluindo alarmes ou informações de segurança; e informar aos usuários sobre qualquer risco residual. Há requisitos normativos obrigatórios para a fabricação dos conectores de pequeno diâmetro, que transportam líquidos ou gases em aplicações de cuidados à saúde. Esses conectores de pequeno diâmetro são usados em dispositivos médicos ou acessórios destinados para uso com um paciente.

Da Redação – 

Os avanços na medicina moderna levaram a um aumento significativo no número de dispositivos médicos fixados aos pacientes. Muitos desses dispositivos médicos caem nas categorias de dispositivos de monitoramento, dispositivos de diagnóstico e dispositivos de liberação de medicamento. Entende-se que os sistemas de conectores de pequeno diâmetro podem não ser projetados para superar todas as possibilidades de erro de conexão ou para eliminar mau uso deliberado.

No entanto, uma série de medidas pode ser tomada para melhorar a situação atual e levar a uma maior segurança do paciente. Isso somente será alcançado por meio de um comprometimento de longo prazo envolvendo indústria, profissionais de cuidados à saúde, compradores de dispositivos médicos e autoridades regulamentadoras de dispositivos médicos.

Esses dispositivos médicos realizam uma variedade de funções semelhantes, mas não intercambiáveis. Exemplos incluem a liberação de fluido intravenoso, nutrição enteral, amostragem de gás respiratório, medição de pressão arterial não invasiva e injeção de medicação intratecal. Apesar da natureza variável das ...

Artigo atualizado em 18/04/2023 05:21.

Target

Facilitando o acesso à informação tecnológica