Publicado em 02 abr 2020

As normas comentadas Target ajudam no seu desenvolvimento profissional

Redação

O desenvolvimento profissional é um conjunto de atitudes construtivas que levam a pessoa a superar seus entraves e seguir em uma escalada de êxito e realizações. Assim, quem permanece inerte, à espera de oportunidades que caiam do céu, perde a chance de evoluir. Chega mais longe aquele que sai da zona de conforto e assume a autoria de suas conquistas, a partir de uma postura proativa e realizadora. Ao buscar os conteúdo técnicos certos pode-se ampliar os conhecimentos, descobrir novas habilidades e aprimorar as competências que, muitas vezes, já possui. Assim, é possível abrir o leque de atuação e criar mais possibilidades de sucesso na carreira. E as normas comentadas Target são o caminho correto para a suas competências técnicas, emocionais e comportamentais.

Da Redação - 

A ABNT NBR 17094-1 de 04/2018 - Máquinas elétricas girantes - Parte 1: Motores de indução trifásicos - Requisitos - Curso e comentada especifica os requisitos para motores de indução trifásicos. O treinamento inclui 20 módulos com comentários escritos e dezenas de minutos de vídeos on-line, ministrados pelo Prof. José Ernani da Silva, que apresenta as definições, explicações, aplicações e exemplos de:

Módulo 1 - Motor assíncrono / Módulo 2 - Riscos Elétricos / Módulo 3 - Riscos Mecânicos / Módulo 4 - Riscos Ambientais / Módulo 5 - Sistema de Proteção / Módulo 6 - Suportabilidade do Motor - 1 / Módulo 7 - Suportabilidade do Motor - 2 / Módulo 8 - Sub e sobre tensão função 27 e 59 - 1 / Módulo 9 - Sub e sobre tensão função 27 e 59 - 2 / Módulo 10 - Desequilíbrio, falta e inversão de tensão - função 47 / Módulo 11 - Sobrecarga - Função 49 - 1 / Módulo 12 - Sobrecarga - Função 49 - 2 / Módulo 13 - Sobrecarga - Função 49 - 3 / Módulo 14 - Sobrecarga - Função 49 - 4 / Módulo 15 - Sobrecarga - Função 49 - 5 / Módulo 16 - Sobrecarga - Função 49 - 6 / Módulo 17 - Sobrecarga - Função 49 - 7 / Módulo 18 - Sobrecorrente Função 50/51 e 50N/5GS / Módulo 19 - Sobrecorrente Função 50/51 / Módulo 20 - Sobrecorrente Função 50N e 50GS.

O certificado de participação será emitido para quem assistiu ao treinamento completo e obteve pelo menos 70% de sucesso na avaliação final, que será efetuda on-line, para aqueles que solicitarem o referido certificado no e-mail cursos@target.com.br. José Ernani da Silva, professor deste treinamento, é Engenheiro Eletricista (POLI-USP-1980); Mestre e Doutor em Engenharia Elétrica; Professor Adjunto da E.E. Mackenzie; Diretor da Therpac Engenharia e Membro de Comissões de Estudo da ABNT.

A NBR ISO 9001 - Comentada de 09/2015 fornece os requisitos para os sistemas de gestão da qualidade, com mais de 91 páginas de comentários elaborados pelo engenheiro Eduardo Daniel. Um sistema de gestão da qualidade pode ser definido quando uma organização: necessita demonstrar sua capacidade para prover consistentemente produtos e serviços que atendam aos requisitos do cliente e aos requisitos estatutários e regulamentares aplicáveis, e visa aumentar a satisfação do cliente por meio da aplicação eficaz do sistema, incluindo processos para melhoria do sistema e para a garantia da conformidade com os requisitos do cliente e com os requisitos estatutários e regulamentares aplicáveis. Todos os requisitos desta norma são genéricos e destinados a ser aplicáveis a todas as organizações, independentemente de seu tipo, tamanho e do produto e serviço que provê.

A NBR 14039 - Comentada de 05/2005 traduz os requisitos para as instalações elétricas de média tensão de 1,0 kV a 36,2 kV, com mais de 146 páginas de comentários elaborados pelo engenheiro João Cunha. Estabelece um sistema para o projeto e execução de instalações elétricas de média tensão, com tensão nominal de 1,0 kV a 36,2 kV, à frequência industrial, de modo a garantir segurança e continuidade de serviço. Aplica-se a partir de instalações alimentadas pelo concessionário, o que corresponde ao ponto de entrega definido através da legislação vigente emanada da Agência Nacional de Energia Elétrica (ANEEL). Também se aplica a instalações alimentadas por fonte própria de energia em média tensão.

A NBR 5410 - Comentada de 09/2004 trata dos requisitos das instalações elétricas de baixa tensão - Versão comentada, com mais de 229 páginas adicionais de comentários elaborados pelo engenheiro João Cunha. Esta norma fixa as condições nas quais devem ser estabelecidas e mantida as instalações elétricas alimentadas sob uma tensão nominal igual, ou inferior, a 1.000 volts em corrente alternada com frequência inferiores a 10 000 Hz, ou a 1 500 volts em corrente contínua, a fim de garantir seu bom funcionamento, a segurança das pessoas, dos animais domésticos e a conservação dos bens.

A NBR 6856 - Curso E Comentada de 02/2015 é um treinamento online de especificação de transformadores de correntes em sistemas de proteção + a norma NBR 6856 com comentários. Além da NBR 6856 - Transformador de corrente - especificação e ensaios, este treinamento inclui 13 módulos com comentários escritos e mais de 90 minutos de vídeos on-line, ministrados pelo Prof. José Ernani da Silva, que apresenta as definições, explicações, aplicações e exemplos de: sistema de proteção - transformador de corrente - tipos de TC - polaridades - saturação – curva de excitação - efeito da saturação - conceitos básicos correntes nominais - conceitos básicos de carga nominal - conceitos básicos da classe de exatidão - classe de exatidão - normas - conceitos básicos curto-circuito - exemplo de especificação - especificação do TC1 e TC2. O certificado de participação será emitido para quem assistiu ao treinamento completo e obteve pelo menos 70% de sucesso na avaliação final.

A NBR ISO 19011 - Comentada de 12/2018 - Diretrizes para auditoria de sistemas de gestão - Versão comentada fornece orientação sobre a auditoria de sistemas de gestão, incluindo os princípios de auditoria, a gestão de um programa de auditoria e a condução de auditoria de sistemas de gestão, como também orientação sobre a avaliação de competência de pessoas envolvidas no processo de auditoria. Estas atividades incluem as pessoa (s) que gerencia (m) o programa de auditoria, os auditores e a equipe de auditoria.

Os comentário foram feitos por Luiz Carlos do Nascimento, engenheiro naval pela Escola Politécnica (USP), mestre em administração de empresas (FEA/USP), ex-presidente do Instituto Paulista de Excelência da Gestão, coordenador técnico do Comitê Brasileiro da Qualidade - ABNT/CB25 e líder brasileiro no Comitê de Sistemas de Gestão da Qualidade ISO/TC176.

A NBR ISO 14001 - Comentada de 10/2015 especifica os requisitos para um sistema de gestão ambiental que uma organização pode usar para aumentar seu desempenho ambiental, é destinada ao uso por uma organização que busca gerenciar suas responsabilidades ambientais de uma forma sistemática, que contribua para o pilar ambiental da sustentabilidade. Auxilia uma organização a alcançar os resultados pretendidos de seu sistema de gestão ambiental, os quais agreguem valor para o meio ambiente, a organização em si e suas partes interessadas.

Essa norma foi comentada por Eduardo Daniel que é engenheiro eletricista/modalidade eletrotécnica da Escola Politécnica da USP. São mais de 80 páginas de comentários para explicar a aplicação da norma, tirar as dúvidas mais frequentes, mostrar sugestões de melhorias e exemplos práticos.

A NBR ISO 10015 - Comentada de 04/2001 - Gestão da qualidade - Diretrizes para treinamento - Versão comentada fornece diretrizes que possam auxiliar uma organização a identificar e analisar as necessidades de treinamento, projetar e planejar o treinamento, executar o treinamento, avaliar os resultados do treinamento, monitorar e melhorar o processo de treinamento, de modo a atingir seus objetivos. Esta norma enfatiza a contribuição do treinamento para a melhoria contínua e tem como objetivo ajudar as organizações a tornar seu treinamento um investimento mais eficiente e eficaz. Comentada por Hayrton Prado que é jornalista e membro da Academia Brasileira da Qualidade (ABQ), são mais de 20 laudas de comentários para explicar a aplicação da norma, tirar as dúvidas mais frequentes e mostrar as sugestões de melhorias.

A NBR 7030 - Comentada de 04/2015 - Aeronave - Armazenagem de pneus e câmaras de ar - Versão comentada estabelece os requisitos exigíveis para armazenagem de pneus e câmaras de ar de aeronaves. comentada por Marcelo de Col, auditor da qualidade certificado (CQA) pela American Society for Quality (ASQ), especializado em auditorias em organizações de manutenção para a aviação civil e diretor da Flare Consulting, estabelece os requisitos exigíveis para armazenagem de pneus e câmaras de ar de aeronaves. Ressalte-se que o pneu e a câmara de ar não podem ser armazenados sob luz solar direta ou continuamente, sob iluminação artificial. A área de armazenagem não pode possuir aparelho que produza centelhamento, equipamento elétrico de alta-tensão, motor elétrico, carregador de bateria, compressor de ar, equipamento de solda ou outra fonte ou sistema que produza ozônio.

A NBR 11153 - Comentada de 12/1988 - Versão comentada da norma para interpretação estatística de resultados de ensaio - Estimação da média - Intervalo de confiança - Procedimentocom mais de 20 comentários elaborados pelo estatístico Paulo Afonso Lopes, fixa as condições exigíveis para o tratamento estatístico de resultados de ensaios, necessários para calcular um intervalo de confiança para a média de uma população. O campo de aplicação se limita à estimação da média de uma população com distribuição normal, baseando-se em uma série de ensaios aplicados a uma amostra aleatória de indivíduos coletados dessa população, e trata somente do caso onde a variância da população é desconhecida.

Artigo atualizado em 16/04/2020 05:02.

Target

Facilitando o acesso à informação tecnológica