Publicado em 04 jan 2022

As características técnicas e dimensionais dos seccionadores e acessórios

Redação

Definidos como dispositivos destinados a realizar manobras de seccionar e isolar um circuito elétrico, os seccionadores, em condições normais e com seus contatos fechados, devem manter a condução de sua corrente nominal, inclusive de curto-circuito até a abertura do disjuntor, sem sobreaquecimento. Basicamente, o seccionador é uma extensão do condutor que se desloca quando acionado, abrindo e fechando por meio dos contatos fixo e móvel. Normalmente, em média tensão, seu controle é manual através de alavanca ou bastão. O seccionador de abertura lateral – tipo AL possui uma operação lateral constituído por duas colunas isolantes, sendo uma de suporte do contato fixo e a outra, rotativa, do suporte do contato móvel e pela qual se faz a operação do seccionador, devendo o terminal da coluna móvel permitir a sua rotação. O seccionador de abertura central – tipo AC é de operação lateral, constituído por duas colunas isolantes rotativas, suportes dos contatos móveis, cujo acoplamento se realiza sensivelmente no centro da distância de abertura, devendo os terminais permitir a rotação das colunas. O seccionador de dupla abertura – tipo DA possui operação lateral e corte duplo, constituído por três colunas isolantes, sendo duas fixas externas, suportes dos contatos fixos e uma coluna central, rotativa, suporte dos contatos móveis que, na posição aberta, divide a distância de abertura em duas partes. O seccionador de abertura vertical – tipo AV é de operação vertical constituído de três colunas isolantes, sendo duas fixas, suportes dos contatos fixo e móvel, suporte dos contatos fixo e móvel e uma rotativa que aciona o contato móvel. O seccionador vertical reverso – tipo VR é de operação vertical e suportes independentes, constituído por um contato fixo superior, suportado por coluna (s) isolante (s) fixas (s) ou barramento e o conjunto do contato móvel (lâmina) e seu suporte, constituído por uma coluna fixa que tem a função de suporte e uma coluna rotativa que aciona o contato móvel. O seccionador de faca – tipo FC é de operação vertical, constituído por duas colunas isolantes fixas, sendo um ou suporte fixo e a outra, suporte da articulação do contato móvel (faca), provida de argola para operação por vara de manobra dispondo, normalmente, de trava de segurança. Além disso, deve-se compreender as características técnicas e dimensionais de seccionadores e seus dispositivos e acessórios, a serem utilizados em instalações externas de subestações, para tensões nominais de 15 kV e acima.

Da Redação – 

O seccionador é um interruptor de desativação que tem a capacidade e interromper a energia para um circuito elétrico ou a um grupo de circuitos elétricos. Os seccionadores, também chamados de interruptores de desconexão, são usados em uma grande variedade de configurações, e são empregadas como dispositivos de segurança que desenergizam circuitos para que as pessoas possam trabalhar com eles de forma segura.

Os dispositivos de segurança elétricos são tão úteis quanto a sua manutenção e os procedimentos de segurança e um interruptor de desativação deve ser utilizado apropriadamente, a fim de ser eficaz. Um exemplo comum de um cenário em que estes interruptores são usados está na distribuição de energia.

Os seccionadores podem ser aproveitados para gerenciar a rede de distribuição, para mudar cargas em toda a rede, para interromper a energia enquanto a manutenção ocorre e para desligar uma área da rede se uma ameaça à segurança surge. Um interruptor de desconexão é geralmente usado com um sistema de bloqueio, em que o interruptor é bloqueado após ser ativado, de modo que ele não possa ser acidentalmente...

Artigo atualizado em 16/12/2021 07:08.

Target

Facilitando o acesso à informação tecnológica