Publicado em 04 jan 2022

Os impactos e os benefícios da tecnologia 5G no segmento industrial

Redação

Todas as quatro gerações anteriores de redes móveis usavam torres de macrocélulas, com centenas de metros de altura, exigindo vastas saídas de energia para transmitir a longas distâncias. O 5G funciona de maneira um pouco diferente. Essa rede móvel atualizada usa uma combinação de frequências de várias bandas para maximizar a taxa de transferência. Além das torres de macrocélulas tradicionais, o 5G também usará um grande número de microcélulas muito menores para novas bandas do espectro de ondas milimétricas para criar uma cobertura de rede de ultra-alta velocidade. Para muitos usuários finais, a atualização 5G tem tudo a ver com velocidade. Com a velocidade prevista de 5G de até 10 Gbps, as novas redes serão até 100 vezes mais rápidas do que suas predecessoras. Para casos de uso industrial, agrícola e comercial, os maiores benefícios do 5G são sua alta capacidade e atraso mínimo. Com até 5x a largura de banda disponível com 4G, o 5G dará origem a novos métodos de produção e distribuição. Os primeiros testes também mostram que o 5G pode cortar a latência da rede pela metade. O poder transformador do 5G atingirá quase todos os setores. Casos de uso 5G já foram identificados nas indústrias de saúde, agricultura, varejo, transporte, logística e manufatura, etc.

Vinícius Callegari – 

Não é novidade que a chegada da rede 5G no Brasil desperta muita curiosidade e causa algumas dúvidas de como será seu impacto em diversos setores da economia. Quando olhamos para o mercado industrial, por exemplo, com o avanço desse recurso - ainda engatinhando por aqui.

Novos produtos e serviços poderão ser criados e desenvolvidos. É muito interessante já ter a percepção que com essa consolidação, a conectividade entre pessoas, ativos e processos será extremamente veloz e transparente, seja na sua casa, no escritório ou em uma fábrica.

Outro fator que precisa ser levado em consideração é que uma rede 5G pode ser tanto pública quanto privada, e falando sobre a utilização pelos brasileiros, trata-se de rede pública. Devido ao extenso território nacional, o governo precisará atuar por prioridades e isso ainda não está bem claro e definido.

Um exemplo: será dada atenção especial para regiões onde não se possui infraestrutura de fibra óptica? Ainda há muitos questionamentos e planos que necessitam ser desenvolvidos para comportar tal tecnologia.

Falar e fomentar a inovação que o 5G pod...

Artigo atualizado em 16/12/2021 06:11.

Target

Facilitando o acesso à informação tecnológica