Publicado em 22 mar 2022

A Qualidade dos transformadores combinados para instrumentos

Redação

Os transformadores combinados para instrumentos consistem em um transformador de corrente e um transformador de potencial no mesmo invólucro. Eles modificam as altas correntes e tensões em valores padronizados baixos e facilmente mensuráveis que são isolados da alta tensão. Quando usados para fins de medição, fornecem sinais de tensão ou corrente que são representações muito precisas dos valores da linha de transmissão em magnitude e fase. Esses sinais permitem a determinação precisa do faturamento da receita. Quando usadas para fins de proteção, as saídas do transformador de instrumento devem representar com precisão os valores da linha de transmissão durante as condições de regime permanente e transiente. Esses sinais críticos fornecem a base para a operação do disjuntor em condições de falha e, como tal, são fundamentais para a confiabilidade e segurança da rede. São usados para o controle da rede e fornecem informações importantes para determinar o estado das condições de operação da rede elétrica. A tecnologia de transformadores de instrumentos também pode capacitar a rede com fonte de alimentação auxiliar e medições de qualidade de energia altamente precisas. Na verdade, são dispositivos de transformação de corrente e tensão que são usados para reduzir as tensões e correntes das linhas de transmissão e distribuição para níveis que podem operar com segurança instrumentos de medição, dispositivos de proteção e relés de controle, isolando-os das tensões de alimentação. Eles possuem uma vantagem comercial, pois as redes de geração, transmissão e distribuição de energia possuem diferentes níveis de tensão. Projetar instrumentos que possam operar com segurança em todos esses níveis de tensão e manter um grande estoque é altamente impraticável. Os fabricantes projetam instrumentos adequados para 120V ou 5A que, em combinação com transformadores de instrumentos adequados, podem ser conectados a circuitos de alta tensão e alta corrente. Deve-se entender os parâmetros normativos dos transformadores combinados novos para uso com instrumentos de medição elétrica e dispositivos de proteção elétrica com frequências entre 15 Hz e 100 Hz.

Da Redação – 

O princípio básico desses transformadores é o mesmo dos transformadores de corrente. As altas tensões alternadas são reduzidas em uma proporção fixa para fins de medição com a ajuda de transformadores de potencial. A construção desses transformadores é semelhante ao transformador normal. Eles são transformadores de redução de relação extremamente precisos. Os enrolamentos são de baixa potência e o enrolamento primário consiste em um grande número de espiras, enquanto o secundário tem um número menor de espiras e geralmente é classificado para 110 V, independentemente da tensão nominal do primário.

O primário é conectado através da linha de alta tensão, enquanto o secundário é conectado à bobina do voltímetro de faixa baixa. Uma extremidade do secundário é sempre aterrada para fins de segurança. Os erros de um transformador de potencial podem ser influenciados pelo campo magnético de um condutor de corrente nas proximidades.

A influência é maior quando o condutor é posicionado horizontalmente em ângulos retos com a direção longitudinal do núcleo de ferro e quando o fluxo magnético que circunda o condut...

Artigo atualizado em 23/03/2022 12:14.

Target

Facilitando o acesso à informação tecnológica