Publicado em 31 mai 2022

A conformidade dos transformadores imersos em líquido isolante de até 36,2 kV

Redação

Para os transformadores imersos em líquido isolante, deve ser especificado um sistema preservação para o líquido isolante. Existem os tipos descritos em sequência. O sistema de respiração livre ou conservador, tal que a comunicação entre o ar externo e o ar em contato com o líquido isolante, no tanque ou em um vaso de expansão separado (conservador), permanece livre. Um respirador com secador de ar é geralmente instalado no contato com a atmosfera. Um sistema selado de preservação de líquido isolante tipo diafragma onde existe um volume de expansão de ar sobre o líquido isolante, à pressão atmosférica, mas isolado do líquido isolante por uma bolsa flexível ou uma membrana. Um sistema de gás inerte sob pressão onde o volume de expansão acima do líquido isolante é completado por gás inerte seco com leve sobre pressão e ligado a uma fonte de pressão controlada, ou mesmo uma membrana elástica (bexiga). Um sistema selado com colchão de ar ou gás, no qual um volume de ar ou gás localizado acima da superfície do líquido isolante, em um tanque rígido, absorve a expansão de óleo, por variação de pressão. Um sistema selado de enchimento integral, no qual a expansão de líquido isolante é absorvida por um movimento elástico do tanque, geralmente de construção corrugada. Por isso, deve-se entender as características elétricas e mecânicas dos transformadores aplicáveis a redes de distribuição, tensão primária até 36,2 kV e nas tensões secundárias usuais dos transformadores trifásicos, com enrolamento de cobre ou alumínio, imersos em líquidos isolantes com potência igual ou superior a 500 kVA.

Os transformadores imersos em líquido isolante usam óleo como meio dielétrico. Diferentemente dos transformadores à seco convencionais, eles são impermeáveis à umidade porque os enrolamentos são completamente imersos dentro de um óleo dielétrico. Todavia, os transformadores com líquido isolante necessitam de sistemas de proteção contra incêndios caso sejam usados no interior de edifícios.

A aplicação dos sistemas de preservação de líquido isolante no tanque e radiadores possui diferentes tipos de tanque. Os tanques com radiadores aletados ou radiadores tubulares com conservador e são tanques rígidos com radiadores fixos ou removíveis e, quando necessário, providos de reforços estruturais verticais e/ou horizontais.

Os radiadores podem ser do tipo aletados ou radiadores tubulares. A variação da temperatura ambiente e, principalmente, a variação do carregamento do transformador resultam em variação no volume de líquido isolante do transformador. Para absorver esta variação do volume do líquido isolante, pode ser utilizado o conservador que deve ser conectado ao tanque por meio de adequada tubulação e fixado no topo. Este conservador deve t...

Artigo atualizado em 31/05/2022 05:49.

Target

Facilitando o acesso à informação tecnológica