Publicado em 31 mai 2022

A Qualidade das lajes alveolares pré-moldadas de concreto protendido

Redação

A laje alveolar é um elemento com seção transversal vazada, com a presença de nervuras de concreto e alvéolos, de geometria variada, caracterizada por conter armaduras principais longitudinais ativas por pré-tensionamento e pela não obrigatoriedade de armadura transversal de cisalhamento. Pode ser classificada como pré-moldadas ou pré-fabricadas, de acordo com as especificações da NBR 9062 e devem ser fabricadas sob rigorosas condições de controle de qualidade. A liberação e a transferência da protensão é a operação de alívio das fixações provisórias das ancoragens das armaduras ativas após pré-tracionamento e transferência da protensão pelo secionamento das armaduras entre as extremidades de elementos contíguos no caso de produção em linha. A capa estrutural é a capa de concreto moldada no local sobre a superfície formada por lajes alveolares, tendo como objetivo o acréscimo de sua capacidade estrutural a partir da constituição da seção composta. Por isso, no caso de existência da capa estrutural, devem ser asseguradas as condições mínimas de aderência entre a capa estrutural e o elemento laje alveolar, para que a seção transversal seja considerada composta, conforme prescreve a NBR 9062, e o dimensionamento das lajes alveolares, considerando a seção transversal composta, deve ser feito por meio da verificação do projeto nas três fases estabelecidas. Os projetistas e construtores devem compreender os requisitos e os procedimentos a serem atendidos no projeto, na produção e na montagem das lajes alveolares pré-moldadas de concreto protendido com armadura ativa pré-tracionada.

Da Redação – 

O dimensionamento das lajes alveolares, considerando a seção transversal composta, deve ser feito por meio da verificação do projeto em três fases. Na fase de produção ou montagem, deve ser feito o dimensionamento das peças isoladas para os esforços provenientes da aplicação da protensão, manuseio, transporte, armazenamento e montagem. Os efeitos dinâmicos preponderantes durante as fases transitórias podem ser considerados, na ausência de uma análise mais rigorosa, por análise estática equivalente, adotando-se um coeficiente de amplificação dinâmica (ßa), conforme as especificações da NBR 9062.

A construção na fase preliminar envolve o dimensionamento da laje alveolar durante o processo de moldagem do concreto da capa estrutural. A seção transversal da laje alveolar nesta fase é submetida aos esforços provenientes do seu peso próprio e do peso próprio da capa estrutural, considerando-se o concreto fresco, bem como de ações variáveis e outras ações que possam surgir durante a execução da capa estrutural.

A estimativa de ações de projeto devidas ao concreto da capa estrutural deve ser feita considerando...

Artigo atualizado em 31/05/2022 05:40.

Target

Facilitando o acesso à informação tecnológica