Publicado em 05 jul 2022

A normalização dos tubos, conexões e acessórios de ferro dúctil para esgoto

Redação

O ferro dúctil é um tipo de liga de ferro fundido utilizada para fabricação de tubos, conexões e acessórios, na qual a grafita apresenta-se essencialmente em forma esferoidal ou nodular. As canalizações de ferro dúctil com revestimentos devem resistir quimicamente aos efluentes e à abrasão, podendo ser utilizadas para o transporte satisfatório de águas residuais domésticas; águas pluviais e superficiais; e outras águas residuais que podem ser descarregadas na rede como por exemplo, águas residuais industriais com pH superior a 4 e inferior a 12 ou, outros tipos de águas de superfície, exceto para consumo humano. O transporte da água residuária composta de esgoto doméstico, despejo industrial admissível para tratamento em conjunto com o esgoto doméstico e água de infiltração deve ser em fluxo contínuo e com velocidade de escoamento adequada a fim de reduzir o tempo de detenção (tempo médio de decantação da parcela liquida do esgoto) dentro da tubulação. Por acordo prévio entre fabricante e comprador, a utilização pode ser estendida a aplicações especiais, após exames de outros parâmetros como a temperatura de serviço, a natureza das principais substâncias agressivas, a frequência, etc. Há requisitos normativos para os exames visual, dimensional e ensaios para fabricação e recebimento de tubos, conexões e acessórios de ferro dúctil e suas juntas destinados ao uso em sistemas de esgotamento sanitário: operados com ou sem pressurização; instalados em trechos aéreos ou enterrados; para transporte de águas de superfície (não destinadas ao tratamento para consumo humano), esgotos domésticos e alguns tipos de efluentes industriais em regime de fluxo livre e contínuo.

Da Redação – 

A inspeção de recebimento do produto acabado deve ser feita em fábrica, entretanto, por acordo prévio entre comprador e fabricante, pode ser realizada em outro local, desde que este reúna os recursos descritos a seguir. Durante as inspeções realizadas em fábrica, o fabricante deve colocar à disposição do comprador, ou do seu representante, os laboratórios, equipamentos e pessoal especializado para a execução dos ensaios de recebimento.

Caso as inspeções sejam realizadas em outros locais, o fornecedor deve colocar à disposição do comprador, ou de seu representante, os relatórios dos exames e ensaios realizados pelo controle da qualidade do fabricante em cada um dos lotes apresentados e reunir recursos e condições para que possam ser realizados os exames e ensaios previstos na norma. O comprador ou o seu representante deve ser avisado com uma antecedência mínima de dez dias da data na qual devem ter início as operações de inspeção de recebimento.

Caso o comprador, ou o seu representante, não compareça na data acordada entre as partes, para efetuar os exames e ensaios de recebimento e não apresente uma j...

Artigo atualizado em 05/07/2022 06:05.

Target

Facilitando o acesso à informação tecnológica